Cuidado! Aquele que está em pé veja que não caia!
“(...) O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar”; “Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia”. I Coríntios 10.7b e 12).
Parece que o mundo está em queda livre. A economia está assustadoramente desabando, a ética na política, seja no Brasil ou em outros países, está tão decadente que as pessoas já não se assustam diante de notícias de fraudes, escândalos e quedas de políticos. Enfim, a palavra queda perpassa as bolsas de valores e a moral humana. Está presente, também, na espiritualidade das pessoas e no compromisso com o sagrado, o divino. Lembrar-se da família, dos amigos, de Deus, da Igreja, dos compromissos com o Criador, para muitos, só acontece quando se sentem derrotados, caídos pelas enfermidades, ou assustados com a “morte”.
Nesse último carnaval, vimos pelos meios de comunicação pessoas sucumbindo, caindo, morrendo, vencidas pelas bebidas alcoólicas, drogas, prostituição, etc. A palavra de Deus, a Bíblia, nos alerta sobre os perigos das quedas. O ser humano caiu no paraíso, caiu diante da torre de Babel, caiu em Sodoma e continua caindo diariamente em nossa sociedade. As quedas machucam, trazem feridas, deixam marcas, cicatrizes, cortes.
Cuidado! Não caia! Firme-se na Palavra de Deus, ore, compareça a sua comunidade, participe da comunhão, dos sacramentos. Abrace seus familiares, amigos, diga o quanto os ama.
Deus nos fornece sustentação, segurança para evitarmos as quedas. Infelizmente, cada um de nós, por vários motivos, nos afastamos dos meios de graça (oração, jejum, etc.) e, quando menos esperamos, caímos. Ora, se o mundo está em queda livre, não se espelhe no mundo, mas foque no Criador do mundo - Jesus. Se porventura você caiu, levante-se segurando nas mãos do Cristo, que morreu na cruz por mim e por você.
Muitos cairão nestes tempos difíceis que estamos vivendo e jamais conseguirão se levantar. Não terão mais forças para segurar as mãos estendidas do nosso PAI.
Cuidado! Tempo de vigiar.
Deus nos abençoe e guarde, com meu carinho e orações.
Profª Ma. Rosane Oliveira – Agente da Pastoral Universitária