Corpus Christi
A festa de Corpus Christi surge no século XIII, na diocese de Liège - Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.
Na visão católica esta festa é o momento que o próprio Cristo se faz presente por meio da Eucaristia, já que se acredita que os próprios elementos da ceia se transformam na carne e no sangue de Cristo. Então o santíssimo sacramento sai da igreja em procissão pelas ruas. Este é um feriado Cristão que nós evangélicos acabamos usufruindo, mas não o comemoramos.
Na visão Evangélica cremos de forma diferente. Celebramos o momento da Ceia do Senhor nos cultos, como um memorial que Jesus nos mandou celebrar, mas não cremos na transubstanciação dos elementos. Cremos que Cristo habita em nós, de forma que somos transformados em um instrumento nas mãos de Deus para abençoar ao próximo.
Cremos que nossa ocupação não pode estar voltada para uma visão religiosa e ritualística, mas sim para uma disposição pessoal de ser a mão de Deus, a boca de Deus, o próprio corpo de Cristo neste mundo tão cheio de incoerências.
ICo. 12:27 “Ora, vós sois o Corpo de Cristo, e cada pessoa entre vós, individualmente, é membro desse corpo”. É assim que cremos e assim orientamos as nossas vidas segundo a bíblia nos ensina. Por isso acabamos usufruindo deste feriado, pois é uma data oficial em nosso país, mas acabamos não comemorando.
Que Deus continue abençoando a cada um de nós e a cada dia possamos aprender do seu Evangelho, para que assim como Jesus, possamos viver neste mundo sendo bênçãos uns para os outros.
Pr. Hércules