“Como será o futuro do nosso país?”
O título dessa reflexão é o começo da música “Pra cima Brasil”, composta pelo poeta e cantor cristão João Alexandre. A pergunta acima certamente permeou a mente de cada brasileiro/a nos últimos dias, especialmente pelos acontecimentos da semana. Foi um clima tenso, de incertezas, inseguranças... como na música onde se canta: “Surge a pergunta no olhar / E na alma do povo”. Essa expressão indica que estamos desnorteados/as, sem saber o que os próximos acontecimentos nos trarão. E o poeta prossegue declarando: “Cada vez mais cresce a fome / Nas ruas, nos morros / Cada vez menos dinheiro / Pra sobreviver”. A esta frase nós podemos acrescentar que a crise se aprofunda e o povo se desilude.
Apesar de nossas inquietações sobre o futuro, precisamos compreender que, além do voto consciente, temos um instrumento muito importante em nossas mãos, aliás em nossas vozes: a oração e o grito das ruas por dias melhores. Estes atos podem mudar os rumos do nosso Brasil, pois como estamos nos afundando em um mar de decepções e corrupções, Deus tem o poder de nos trazer à superfície, em segurança, e mudar os rumos do nosso País, por meio de nós... Basta-nos agir como cidadãos/ãs engajados/as, isto é, votando, nos mobilizando, cobrando e orando.
A música continua apontando um futuro diferente: “Brasil olha pra cima / Existe uma chance / De ser novamente feliz / Brasil há uma esperança! / Volta teus olhos pra Deus, / o Justo Juiz!” Nesse momento de incertezas, de mudanças, de insegurança, necessitamos confiar Naquele que pode transformar essas situações em caminhos de vida plena. Precisamos acreditar, pois existe uma chance: voltar os olhos pra Deus. Este é o momento adequado para sinalizar que confiamos Nele e em seu poder transformador. Por mais desafiador que pareça, a hora é oportuna para pedir sabedoria à Ele sobre como devemos agir nesse tempo e como podemos ajudar a construir um país melhor. Firmemos nossos pés, ergamos as nossas cabeças e prossigamos com esperança rumo à mudança. Confiemos que Deus sempre está com seus olhos abertos para nos perdoar, salvar e nos dar vida plena.
Rev. Edemir Antunes
Pastoral Escolar e Universitária
Universidade Metodista de São Paulo