Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Reflexões da Pastoral / “Como será o futuro do nosso país?”

“Como será o futuro do nosso país?”

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. [2Crônicas 7.14]

O título dessa reflexão é o começo da música “Pra cima Brasil”, composta pelo poeta e cantor cristão João Alexandre. A pergunta acima certamente permeou a mente de cada brasileiro/a nos últimos dias, especialmente pelos acontecimentos da semana. Foi um clima tenso, de incertezas, inseguranças... como na música onde se canta: “Surge a pergunta no olhar / E na alma do povo”. Essa expressão indica que estamos desnorteados/as, sem saber o que os próximos acontecimentos nos trarão. E o poeta prossegue declarando: “Cada vez mais cresce a fome / Nas ruas, nos morros / Cada vez menos dinheiro / Pra sobreviver”. A esta frase nós podemos acrescentar que a crise se aprofunda e o povo se desilude.

Apesar de nossas inquietações sobre o futuro, precisamos compreender que, além do voto consciente, temos um instrumento muito importante em nossas mãos, aliás em nossas vozes: a oração e o grito das ruas por dias melhores. Estes atos podem mudar os rumos do nosso Brasil, pois como estamos nos afundando em um mar de decepções e corrupções, Deus tem o poder de nos trazer à superfície, em segurança, e mudar os rumos do nosso País, por meio de nós... Basta-nos agir como cidadãos/ãs engajados/as, isto é, votando, nos mobilizando, cobrando e orando.

A música continua apontando um futuro diferente: “Brasil olha pra cima / Existe uma chance / De ser novamente feliz / Brasil há uma esperança! / Volta teus olhos pra Deus, / o Justo Juiz!” Nesse momento de incertezas, de mudanças, de insegurança, necessitamos confiar Naquele que pode transformar essas situações em caminhos de vida plena. Precisamos acreditar, pois existe uma chance: voltar os olhos pra Deus. Este é o momento adequado para sinalizar que confiamos Nele e em seu poder transformador. Por mais desafiador que pareça, a hora é oportuna para pedir sabedoria à Ele sobre como devemos agir nesse tempo e como podemos ajudar a construir um país melhor. Firmemos nossos pés, ergamos as nossas cabeças e prossigamos com esperança rumo à mudança. Confiemos que Deus sempre está com seus olhos abertos para nos perdoar, salvar e nos dar vida plena.

Rev. Edemir Antunes
Pastoral Escolar e Universitária
Universidade Metodista de São Paulo

Comunicar erros

ATENDIMENTO

Campus Rudge Ramos -  Edifício Sigma, Sala 205
Telefone – 4366-5543

Atendimento:


- Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
- Sábados, das 8h às 12h



Campus Planalto – Edifício A, Sala 316
Telefone: 4366-5339

Prof.ª Rosane Silva de Oliveira
Pastor Hércules Andrade Araújo
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h e das 19h às 21h30
- Terça-feira, das 8h às 21h30
- Quarta-feira, das 10h às 21h30
- Quinta-feira, das 8h às 14h e das 19h às 21h30
- Sexta-feira, das 8h às 12h
 



Campus Vergueiro -  Edifício A, sala 150
Telefone: 4366-5403

Pastora Angela Aparecida Balbastro Ribeiro
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Terça-feira, das 14h às 21h30
- Quinta-feira, das 14h às 21h30



Colégio Metodista SBC
Telefone: 4366-5796

Pastor Wesley Cardoso Teixeira
Prof.ª Elaine Cezar da Silva

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h
- Quarta-feira, das 8h às 17h
- Terça, quinta e sexta-feira, das 8h as 17h30