Avivamento
No dia 24 de maio, nós da igreja Metodista, comemoramos o dia do coração aquecido. Foi neste dia, no ano de 1738, o Reverendo João Wesley teve uma experiência da presença de Deus na sua vida de uma forma que jamais havia sentido. Chamamos de o dia do Coração aquecido.
Creio, que os planos de Deus são perenes e estão em plena execução há milênios. Logo vemos uma constância e uma firmeza de propósito que demonstra a sabedoria de Deus e um conhecimento muito maior do que possamos imaginar. Porém, em contraste com o aspecto divino estamos nós, seres humanos, inconstantes, indecisos, por algumas vezes desmotivados. E nossas ações dependem muito do nosso ânimo e vitalidade. Como pode a vontade divina habitar em nós, pessoas limitadas? Quando fazemos esta pergunta, estamos partindo da nossa perspectiva para Deus, e então perguntamos. “Como pode a vontade divina habitar em nós, pessoas limitadas? ” Mas seria muito interessante fazermos uma inversão de perspectiva. Proponho usarmos a nossa imaginação e como se fossemos Deus olharmos para o ser humano. Sendo Deus o criador, tendo Deus os seus planos eternos, olha para nós seres humanos criados a sua imagem e semelhança, manifesta sua vontade em nós! Como um Pai que ensina ao seu filho alguma tarefa e depois vê seu filho executando perfeitamente como ele havia ensinado. Há uma satisfação do Pai, em saber que o filho aprendeu e está crescendo. Creio que é assim, que Deus trabalha e sente. Deus não se importa ou se ofende com a nossa inconstância. Mas está preocupado em nos ensinar a termos mais constância e convicção em nossas ações para aquilo que agrega valor a vida, aos outros e a si mesmo.
Avivamento, é a alegria de perceber o pai diante de nós, não apenas nos ensinando como também nos apoiando nas tarefas de sermos seus filhos neste mundo tão inconstante. Deus é luz, se temos comunhão com ele e, uns com os outros, certamente o avivamento está em nós.
Pr. Hércules Araujo.