Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Reflexões da Pastoral / Apresentando a nossa vida a Deus em tempo de Quaresma

Apresentando a nossa vida a Deus em tempo de Quaresma

Tradição | Agenda | Reflexões

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos12.1-2).

O que é Quaresma? No calendário litúrgico cristão, Quaresma é um período que trata da importância da contrição, da conversão, da introspecção, da confissão, dentre outros aspectos desta natureza. O início deste ciclo ocorre na Quarta-feira de Cinzas, isto é, no quadragésimo dia antes da Páscoa, sem contar os domingos. Na Bíblia, a Quaresma traz consigo uma simbologia rica e desafiadora para todos nós. Refere-se aos 40 dias e noites que Cristo se refugiou no deserto para um tempo de reclusão pessoal onde enfrentou tentações e provocações desferidas pelo seu Arquiinimigo, o diabo (Mateus 4.1-11).

 

Então, como devemos nos apresentar diante de Deus nesse tempo de Quaresma?

Cotidianamente, enfrentamos a correria e a urgência das coisas que estão associadas à nossa vida, as quais, inevitavelmente, nos tiram os preciosos momentos que poderíamos reservar para dedicação exclusiva a Deus. Por isto, trago uma reflexão fundamentada nas palavras do apóstolo São Paulo sobre a necessidade que temos em elevar o espírito, a mente e o coração, cujo objetivo é tão somente o fortalecimento espiritual.

Quando analisamos as palavras do apóstolo percebemos que a sua grande preocupação é nos convencer a desviarmos de tudo o que tem a aparência de mal e nos apegar às misericórdias divinas. O maior desafio nessa circunstância é termos atitude de uma entrega total de nossas vidas ao Trino Deus, isto é, de corpo, alma e coração. Tal atitude toma a forma de um verdadeiro sacrifício vivo a Deus. Não é um sacrifício ritualístico, sem sentido, para cumprir um protocolo religioso. É o abandono de práticas indevidas diante de Deus, do próximo e de nós mesmos. É a busca da vida que está escondida em Cristo. É por meio desse sacrifício vivo que realizamos a nossa dedicação exclusiva, ou seja, com atos de piedade (jejum, oração, estudo da Bíblia, comunhão, etc.), formulando assim o verdadeiro culto celebra a Deus.

Quando concretizamos esse sacrifício vivo, adquirimos a renovação da nossa mente, o que resulta em um corpo sadio. Um corpo sadio é um corpo motivado, animado, alegre, disposto e que obedece aos limites impostos pela vida. Uma mente renovada é uma mente madura, visionária, que enxerga além do necessário.

No ritmo de vida alucinante que a cotidianidade nos obriga a experimentar individual ou coletivamente, a nossa mente precisa se renovar sempre para tornamo-nos sensíveis à voz de Deus, compreender a Sua Palavra e desfrutarmos uma vida correspondente à modelada por Ele em Jesus.

A Quaresma nos desafia a uma constante resignação pessoal, cuidado integral. Diante dos grandes obstáculos enfrentados à dedicação e ao esforço em apreender um corpo transformado e uma mente renovada fazem-se imprescindíveis para a nossa sobrevivência no mundo cada vez mais exigente. Qual seria a saída para essa conquista? Nas palavras do próprio apóstolo São Paulo, o nosso corpo é santuário de Deus e do Espírito Santo (I Co.3.16-17; 6.19-20; II Co.6.14-18), razão que o transforma em sagrado, e a nossa mente é a mente de Cristo (I Co.2.16). Por isto, é tempo de cuidarmos da nossa espiritualidade.

Rev. Juarez Ferreira de Jesus

 

Comunicar erros

ATENDIMENTO

Campus Rudge Ramos -  Edifício Sigma, Sala 205
Telefone – 4366-5543

Atendimento:


- Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
- Sábados, das 8h às 12h



Campus Planalto – Edifício A, Sala 316
Telefone: 4366-5339

Prof.ª Rosane Silva de Oliveira
Pastor Hércules Andrade Araújo
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h e das 19h às 21h30
- Terça-feira, das 8h às 21h30
- Quarta-feira, das 10h às 21h30
- Quinta-feira, das 8h às 14h e das 19h às 21h30
- Sexta-feira, das 8h às 12h
 



Campus Vergueiro -  Edifício A, sala 150
Telefone: 4366-5403

Pastora Angela Aparecida Balbastro Ribeiro
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Terça-feira, das 14h às 21h30
- Quinta-feira, das 14h às 21h30



Colégio Metodista SBC
Telefone: 4366-5796

Pastor Wesley Cardoso Teixeira
Prof.ª Elaine Cezar da Silva

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h
- Quarta-feira, das 8h às 17h
- Terça, quinta e sexta-feira, das 8h as 17h30