Aprenda a Viver
“Assim, se alguém está em Cristo é nova criatura. As coisas antigas passaram e eis que tudo se fez novo”.
2 Coríntios 5, 17
Começamos o ano letivo de 2011 com diversas sensações. Para alguns de nós o tempo passou muito depressa deixando aquela pergunta: mas já é fevereiro? Para outros passou devagar, provocando inquietações e trazendo aquela impressão de que o tempo não passa.
O tempo passa sim. Rápido, devagar, com lágrimas e com alegrias ele passa trazendo as mudanças que muitas vezes esperamos. Algumas vezes esse tempo nos surpreende com notícias que não esperávamos ou com novidades desagradáveis. O tempo é impiedoso, não podemos pará-lo. Não podemos agarrar os ponteiros do relógio, segurá-los ou tirar a tomada do despertador.
Não podemos domar o tempo, mas podemos aprender a conviver com ele e com as mudanças que ele traz. Então pergunto a você leitor ou leitora: como você tem aproveitado seu tempo? Como você tem vivido diante das mudanças que o tempo traz?
A pequena sentença bíblica que trazemos nesse momento (2 Coríntios 5,17) é um dito que nos ensina a compreender que sempre é tempo de viver o novo. Esta renovação é o que permite que você sinta a novidade em sua vida e a renovação de seus dias e seu tempo. Tudo o que aconteceu de ruim e de bom até aqui já passou e agora começa uma nova etapa em sua vida, por isso, repense seu tempo e não se entregue a sentimentos antigos: viva o novo! Abrace um novo tempo e renove seu coração!
Se renovar sempre é aprender a viver!
Gostaríamos, em nome da Pastoral Universitária e Escolar, desejar boas vindas aos alunos e alunas que regressam e que ingressam, professoras e professores e funcionários e funcionárias desta instituição.
Um bom recomeço ao som de Renato Teixeira:
“As coisas do mundo
Vão se traduzindo
E o tempo é o vento
que vai conduzindo
E a gente navega
nos mares da vida
aprendendo a viver
Um dia se ama
outro dia se chora
É triste demais
quando alguém vai embora
A alma do tempo
é uma luz que se acende
na escuridão”.
(Aprendendo a Viver – Renato Teixeira)
Reverenda Ana Carolina Chizzolini Alves