Ano Novo, novas perguntas
“Pois o corpo não é feito de uma só parte, mas de muitas.”
I Coríntios 12.14
Quando chega o fim do ano, algumas pessoas se auto-avaliam, procurando verificar aspectos positivos e negativos em sua vida.
Prefiro começar o ano com perguntas. Perguntas que motivem minha caminhada, que desafiem a melhorar o que já fiz, a realizar o que não fiz e a consertar os erros que cometi.
O apóstolo Paulo usa o corpo como metáfora para vida cristã em comunidade. Paulo afirma que o corpo é feito de muitas partes. E cada uma delas tem uma função específica, mas não isolada. Elas interferem no todo.
A partir desta afirmativa paulina, que perguntas então você pode fazer ao seu “corpo”, neste início de ano? Algumas sugestões:
- Cabeça: Alguma coisa mudou a sua maneira de pensar no decorrer do último ano? Como você vai incorporar essa mudança em sua vida em 2013? Paulo nos diz na Carta aos Efésios o seguinte: “É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados” (Ef 4.23)
- Ombros: Qual fardo você vem carregando em seus ombros neste último ano? O que fazer pra deixar seu fardo mais leve? Lembre-se do que Jesus afirma: “Venham a mim todos os que estão cansados de carregar as suas cargas pesadas” (Mt 11.28)
- Mãos: Como você serviu no decorrer deste ano? Como servirei melhor em 2013? Certa vez Jesus disse aos seus discípulos: “...quem quiser ser importante, que sirva os outros” (Mc 10.43)
- Coração: Que situações encheram teu coração de tristeza? Como então renovar a esperança e apagar as mágoas em 2013? Lembre-se: “Onde está o teu tesouro aí está o teu coração” (Mt 6.21)
- Joelhos: Em que situações você ficou prostrado no decorrer deste ano? Como me levantar e enfrentar estes problemas? O Salmo 37 garante que “se cairmos não ficaremos caídos, porque o Senhor nos ajudará a levantar” (Sl 37.21)
- Pés: Que caminhos eu fiz em 2012? Quais barreiras surgiram pelo caminho? Estou no caminho certo para 2013 ou preciso mudar a rota? O livro de Provérbios afirma: “Deus sabe por onde você anda e vê tudo o que você faz” (Pv 5.21)
Lembre-se que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e que Ele está ao seu lado neste novo tempo.
Ele pode te auxiliar em todas as instâncias da tua vida. Basta que você o busque de todo coração.
Que 2013 seja um ano de transformação em tua vida e que a Graça de Deus te auxilie a enfrentar e superar todos os desafios que surgirem!
Rev. Cesar Roberto Pinheiro.