Amizades para a vida
Em meio às redes sociais e essa vida virtual que temos, podemos afirmar que construímos muitos laços de “amizades”, talvez milhares no Facebook, Instagram e outras páginas semelhantes. Mas, quando olhamos para o significado da amizade, começamos a entender que na verdade não temos tantos amigos e amigas assim como imaginamos. Talvez boa parte das pessoas que fazem parte dos nossos contatos nestas páginas não esteja tão próxima de nós a ponto de sentir nossa dor, de se alegrar em nossas conquistas, partilhar de nossas histórias mais intimas. É, o núcleo vai ficando bem pequeno. Mas amizades verdadeiras duram para sempre e não acompanham as mudanças dos meios virtuais e muito menos estão limitadas a elas. Amizades verdadeiras são para vida!
Davi e Jonatas se conheceram em uma condição extremamente conturbada, pós-guerra. Jonatas era filho do rei Saul, o mesmo que Davi substituiria, o qual o havia designado como seu general para aquela batalha no lugar do seu filho Jonatas. Davi vence a guerra, aparentemente sob o impulso desta vitória, Jonatas se achegou a Davi, firmaram uma aliança de amizade, a ponto de Jonatas se despir de suas armaduras, armas e entregá-las a Davi. O ato de Jonatas foi mais que generosidade espontânea, era um reconhecimento de valor deste novo amigo, a quem estava disposto a doar tudo que possuía, inclusive o trono.
No contexto que vivemos hoje, no qual o poder desempenha um papel extremamente importante, o que pensaríamos se um príncipe voluntariamente renunciasse o seu trono em favor de um amigo, cujo o caráter e fé eram inquestionáveis? O que pensaria o povo e até mesmo a família real? Jonatas, este amigo verdadeiro, é capaz de reconhecer suas limitações e ceder o espaço para este amigo, que se mostrava muito mais capaz para governar do ele mesmo.
Não somos bons em tudo e, às vezes, um amigo ou uma amiga é melhor do que nós em determinadas coisas. Superar o ego e ceder para que a outra pessoa assuma o nosso papel sem crise é um exemplo de que estamos entendendo o que é amizade. No mundo corporativo e capitalista que muitas vezes vivemos, construir laços de amizades para vida, tem se tornado cada vez mais raros. Dificilmente queremos abrir mão do nosso lugar de poder para alguém que seja mais capacitado do que nós, ainda que seja uma pessoa amiga. Por outro lado, o medo de perder o “nosso” espaço de poder faz com que ergamos uma barreira de desconfiança e não permitamos que outras pessoas façam parte de nossa vida.
Precisamos urgentemente redescobrir que a vida é construída de verdadeiras amizades e que, no final das contas, o trono, o poder, o nome, o status não são tão importantes assim. Há amizades que valem muito mais que tudo isso. Foi isso que Jonatas fez: olhou para Davi e não para a ameaça que ele representaria ao seu trono, seu lugar de poder. E, no final, valeu a pena ter uma amizade tão leal e duradoura assim! Seja uma pessoa amiga à alguém. Cultive amizades para a vida!