Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Reflexões da Pastoral / "Amigo, para que vieste?"

"Amigo, para que vieste?"

“Falava ele ainda, e eis que chegou Judas, um dos doze, e, com ele, grande turba com espadas e porretes, vinda da parte dos principais sacerdotes e dos anciãos do povo. Ora, o traidor lhes tinha dado este sinal: Aquele a quem eu beijar, é esse; prendei-o. e logo, aproximando-se de Jesus, lhe disse: Salve, Mestre! E o beijou. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, para que vieste? Nisto, aproximando-se eles, pegaram Jesus e o prenderam.” Mt. 26,47-50

Estamos vivendo a era dos relacionamentos. Há um autor chamado: Zygmunt Bauman, sociólogo Polonês, que fala que vivemos em uma sociedade de relacionamentos líquidos, amor líquido, modernidade líquida. Vivendo em um mundo com tantas novidades tecnológicas da informática, as redes sociais se multiplicam e assim tentamos driblar do medo da solidão. Com isto, nossos relacionamentos estão cada vez mais ralos, mais líquidos.

Pensando no tema, relacionamentos, me lembrei do texto a cima quando Jesus é traído por Judas. No ato da traição Jesus chama Judas de amigo e pergunta oque é que ele está fazendo? Em um momento de traição, nunca uma pessoa vai se preocupar com o traidor. Se preocupar com o porque ele esta praticando aquele ato ou o que poderia acontecer com ele depois da traição. Mas Jesus faz justamente isto. Ele não se defende, não tenta escapar, repreende os discípulos que quiseram lutar por Ele. Chama Judas de Amigo. Creio que o maior ensinamento desta passagem é que ninguém tem o poder de te afetar se você não quiser. Manter-se fiel aos seus princípios apesar das circunstâncias, manter-se coerente apesar de uma traição são atitudes maduras de uma pessoa que sabe muito bem quem é. Trocar a profundidade dos relacionamentos que você pode construir pela quantidade de relacionamentos diferentes que se possa ter nos meios eletrônicos é um ato de empobrecimento de si mesmo e dos outros.

Jesus nos mostra que nossos relacionamentos não podem ser líquidos nem ralos, mas precisam ser fruto de nós mesmo, de quem nós somos. Enriquecer a vida do outro é o mais importante dentro de um relacionamento, mesmo quando o outro entende diferente. Não é o que ele faz que determina quem eu sou. O que eu sou é que determina o que eu faço, mas isto só Deus pode nos ensinar.

Que Deus nos dê a oportunidade de vivermos como Jesus!

Pr. Hércules.

Comunicar erros

ATENDIMENTO

Campus Rudge Ramos -  Edifício Sigma, Sala 205
Telefone – 4366-5543

Atendimento:


- Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
- Sábados, das 8h às 12h



Campus Planalto – Edifício A, Sala 316
Telefone: 4366-5339

Prof.ª Rosane Silva de Oliveira
Pastor Hércules Andrade Araújo
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h e das 19h às 21h30
- Terça-feira, das 8h às 21h30
- Quarta-feira, das 10h às 21h30
- Quinta-feira, das 8h às 14h e das 19h às 21h30
- Sexta-feira, das 8h às 12h
 



Campus Vergueiro -  Edifício A, sala 150
Telefone: 4366-5403

Pastora Angela Aparecida Balbastro Ribeiro
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Terça-feira, das 14h às 21h30
- Quinta-feira, das 14h às 21h30



Colégio Metodista SBC
Telefone: 4366-5796

Pastor Wesley Cardoso Teixeira
Prof.ª Elaine Cezar da Silva

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h
- Quarta-feira, das 8h às 17h
- Terça, quinta e sexta-feira, das 8h as 17h30