Ah! Todos vós que tendes sede, vinde às águas
Nos últimos dias do mês de janeiro e fevereiro passamos muito calor e a temperatura ficou elevada conforme os termômetros marcavam, fazendo com que todos/as que gostam ou não de água ingerissem muito mais do que o habitual; éramos levados a beber muita água para saciar a sede.
Provavelmente, você assistiu noticiários e propagandas orientando em como economizar água, pois o baixo nível de água das represas, com o calor intenso e sem chuva, tornou-se preocupante, havendo a necessidade de alerta para todos/as. Dentro da situação ocorrida, refletindo no versículo acima citado, no qual o profeta Isaías faz um convite para bebermos da água da vida, significando a presença de Deus, passei a pensar no espaço e lacuna que existe entre sairmos do nosso lugar e chegarmos até a fonte da água para nos saciar, conforme o versículo nos aponta; o movimento de caminhar até a fonte a qual Deus nos convida me leva a algumas pistas importantes:
- Primeiro: A necessidade de revigorar leva as pessoas a caminhar até o lugar em que a água está.
- Segundo: A necessidade de forças leva a busca de alimentar e saciar o Ser; e mesmo que muitos não sintam isto com a mesma intensidade, vá em frente!
- Terceiro: A necessidade de escolher; mesmo que às vezes seja difícil tomar decisões, posto que somos acometidos de muitas perguntas e provavelmente ocorrerão certezas e incertezas, o fato é que ao escolhermos somos responsáveis, pois as escolhas que fazemos vão norteando e direcionando o caminho.
Através destas pistas, podemos verificar que em muitos momentos somos convidados a este encontro e escolhendo aceitá-lo, homem/mulher recebe de Deus seu infinito amor e graça, oferecendo ao ser humano o seu cuidado, a partir do qual a companhia de Deus é constante.
Neste tempo de encontro, muitas transformações ocorrem na vida humana; em nosso cotidiano somos convidados a participar de tantos eventos sociais (aniversários, casamentos, festas familiares e tantos outros) que trazem alegria, felicidade, proximidade e vigor. O convite é feito: - “Vinde às águas”! Ele chama homens/mulheres para uma vida abundante e esta acontece no aspecto individual, relacional e espiritual no sentido de promover crescimento no nível da nossa existência, o convite está feito e a resposta depende de cada um!
Com Carinho Pastoral
Reverenda Angela Aparecida Balbastro Ribeiro