Ah! A amizade...
Quantas histórias reais e de ficção sobre “amizade” chegam até nós durante nossas vidas? Podemos dizer, com certeza, que são muitas.
A Bíblia nos relata a amizade de Davi e Jônatas, Rute e Noemi e muitas outras que nos emocionam, nos mostram caminhos e nos servem de exemplos.
A literatura e, atualmente, a indústria cinematográfica estão repletas de narrativas que falam de amizade e da força que ela tem na vida das pessoas.Falam de amizade entre crianças, entre jovens, adultos e pessoas na terceira idade. Falam de amigos que enfrentam juntos desafios, de amigos que se reencontram depois de muitos anos, etc., etc.
Não sabemos ao certo como surgiu ou quem teve a ideia de termos um dia para celebrar a amizade. Mas todos nós desfrutamos desse sentimento de afeição, de lealdade para com alguém. É uma experiência profunda de relacionamento humano.
A boa amizade nos fortalece, nos cura de tristezas. Ela é o perfume que traz alegria ao nosso coração.
Curtir uma boa amizade é prazeroso, fabrica serotonina, nos ajuda a esquecer de qualquer problema.
Podemos, também, contar com laços de amizade nos momentos de tristeza. Quem já não ficou ao lado de um amigo ou uma amiga num hospital, nas horas de perdas ou de dificuldades?
A amizade é um doce remédio, sem contraindicação.
Encontramos nos evangelhos a seguinte declaração de Jesus: "Nenhum amor pode ser maior que este, o de sacrificar a própria vida por seus amigos."
Podemos então perceber quão importante é a amizade e que devemos cultivá-la e conservá-la.
Ligue para seu melhor amigo ou amiga. Com certeza fará bem à sua alma.
Abraços,
Profª Nilza Mary
Agente de Pastoral