Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Reflexões da Pastoral / Advento

Advento

Reverendo Wesley Fajardo Pereira

"Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres". Lucas 1,28

Vivemos o período do advento: aqueles dias que antecedem o Natal. Porém, nem sempre estamos com o chamado "espírito de natal", sentimentos que envolvem fraternidade, bondade, presentes, etc.

De fato, às vezes, as notícias que recebemos não nos trazem muita vontade de comemorar nada, sentimo-nos desanimados em dizer ao outro "feliz natal". Afinal, como dizer "feliz natal" quando as coisas não vão bem? É neste sentido que recuperamos a passagem acima, do Evangelho de Lucas, em que o anjo anuncia o nascimento de Jesus para Maria, sua mãe. Se verificarmos a situação de Maria e de seu povo naquela época, perceberemos que ela não tinha muito o que comemorar, mas a saudação do anjo para uma mulher, coisa incomum na cultura da época, lhe conturbou. Esta saudação dizia: "o Senhor é contigo". Ora, sabemos que no Natal comemoramos o nascimento de Jesus, a boa nova, a boa notícia enviada por Deus, e esta boa notícia já está anunciada na saudação acima: é a afirmação da presença de Deus.

Esta saudação não foi feita para as autoridades romanas, nem para as autoridades do templo de Jerusalém, mas para uma mulher simples, porém, de coração puro. Alguém que sabia que a dignidade, o caráter, a honestidade e a fidelidade a Deus não passavam pela condição social, mas, sobretudo por uma disposição da alma.

É por isso que nós da Pastoral, neste final de ano, celebramos o Natal, pois nele relembramos a presença de Deus conosco, relembramos a saudação do anjo. Celebramos a presença de um Deus que veio levantar os abatidos e dar-lhes forças para continuarem suas lutas. Celebramos a presença de um Deus que dispensa os que alimentam pensamentos soberbos e que ampara aqueles que se esforçam a favor da justiça.

Nós acreditamos que Senhor é conosco, mesmo nos momentos mais difíceis, mesmo quando nos sentimos injustiçados, mesmo quando a situação é de sofrimento. A presença de Deus é como água: basta estarmos sedentos para que ela se torne refrescante, aliviando a sede e nos trazendo novas forças para lutarmos pela vida.

O que comemoramos no Natal não é apenas a chegada de boas notícias dadas por homens e mulheres, mas sim a contraditória alegria de saber que esta presença, anunciada pelo anjo, nos dá força a cada manhã, a cada noite. Comemoramos os pequenos gestos de pessoas simples que manifestam a graça de Deus ao nosso lado. Deus é contigo, e isso, para nós, é o sentido principal do Natal.

Comunicar erros

ATENDIMENTO

Campus Rudge Ramos -  Edifício Sigma, Sala 205
Telefone – 4366-5543

Atendimento:


- Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
- Sábados, das 8h às 12h



Campus Planalto – Edifício A, Sala 316
Telefone: 4366-5339

Prof.ª Rosane Silva de Oliveira
Pastor Hércules Andrade Araújo
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h e das 19h às 21h30
- Terça-feira, das 8h às 21h30
- Quarta-feira, das 10h às 21h30
- Quinta-feira, das 8h às 14h e das 19h às 21h30
- Sexta-feira, das 8h às 12h
 



Campus Vergueiro -  Edifício A, sala 150
Telefone: 4366-5403

Pastora Angela Aparecida Balbastro Ribeiro
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Terça-feira, das 14h às 21h30
- Quinta-feira, das 14h às 21h30



Colégio Metodista SBC
Telefone: 4366-5796

Pastor Wesley Cardoso Teixeira
Prof.ª Elaine Cezar da Silva

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h
- Quarta-feira, das 8h às 17h
- Terça, quinta e sexta-feira, das 8h as 17h30