Um convite!
Estou cansado! cansado de ter que
as vezes ser
o que não sou para agradar as pessoas.
Cansado de sorrir quando sinto uma enorme vontade
de chorar, chorar até extravasar ou secar minhas
lágrimas, que luto para que não inundam o meu rosto.
por achar que não vale a pena.
Cansado de fingir sentir o que não sinto
e tantas vezes fingi apenas para agradar aqueles que,
nunca se importaram em saber se estavam me agradando.
Cansado de dizer palavras sinceras, tão sinceras que mesmo
assim foram duvidadas, não acreditadas ou simplesmente jogadas
no lixo ou debochadas, acima dessa sinceridade fora massacradas por certos
convencimentos, esnobismo e mania de grandeza.
Autor desconhecido
Se você esta cansado, procurando descanso, quero te lembrar de um convite especial feito por Jesus Cristo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28”
Neste versículo Jesus está fazendo um convite a todos aqueles que se encontram cansados e oprimidos. Alguém que está cansado é uma pessoa: que já esgotou suas forças; que já andou por muitos caminhos, porém não encontrou alívio para a opressão.
Um homem/mulher oprimido/a é aquele/a que não há paz no seu coração.
Muitos motivos levam uma pessoa a estar oprimida, mas se pesquisar bem verá que a insatisfação com a nossa vida, com o que temos e com o que queremos é o principal motivo da opressão que nos toma. Clarice Lispector escreveu a seguinte frase: “Não sei se quero descansar, por estar realmente cansada ou se quero descansar para desistir”. Se você está desistindo, proponho que aceite o convite acima, pois muitas vezes temos medo de não sermos nada, temos medo de não vencer na vida, temos medo de ser pobre, temos medo de perder o emprego, temos medo de não poder dar uma boa educação para nossos filhos, temos medo da solidão, temos medo de morrer, temos medo de muitas coisas. Todos estes temores invadem nosso pensamento diariamente, e são eles muitas vezes que nos impulsionam a trabalhar e a correr para que os medos não se concretizem.
Jesus disse: “vinde a mim”. Estas palavras estão nos convidando a tomarmos uma posição, a de descansar em seus braços. Jesus disse mais, que nos aliviaria. Aliviar é diminuir o peso, tornar mais leve, aliviar a carga, livrar-se de uma opressão. Jesus quer remover a carga que está no nosso ombro, e dar paz ao nosso coração. Jesus pode nos ajudar a valorizar cada dia de nossa existência. Ele traz alívio e paz.
Minha oração é para que você possa despertar e ressuscitar aquela pessoa que existe dentro de você e acreditar na vida, na capacidade de lutar e de vencer. E que nunca se esqueça das promessas de nosso Deus: "Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mt 28:20)".
Deus os abençoe! Com o meu carinho e orações,
Profª Rosane Oliveira - Agente da Pastoral Universitária