2006 - Ano de Novas Descobertas
Ao ler o texto de Stephen Kanitz, da revista Veja de 1965, resolvi reparti-lo com vocês neste início de 2006. O texto diz:
"O primeiro passo para aprender a pensar, curiosamente, é aprender a observar. Só que isso, infelizmente, não é ensinado. (...) ensinar a observar não é fácil. Primeiro você precisa eliminar os preconceitos, ou pré-conceitos, que são a carga de atitudes e visões incorretas que alguns nos ensinam e nos impedem de enxergar o verdadeiro mundo. Se você quer ter uma visão independente, aprenda correndo a observar você mesmo. Se você realmente quiser ter idéias novas, ser criativo, ser inovador e ter uma opinião independente, aprimore primeiro os seus sentimentos. Você estará no caminho certo para começar a pensar".
O que desejamos enquanto Pastoral dessa instituição é que cada aluno e funcionário, possa realmente "observar", "pensar" e ter "bons sentimentos" mas, acima de tudo, possam lembrar de 3 ensinamentos bíblicos que nos ajudarão a compreender o sentido de nossa vida:
1º - nós somos quem somos na relação de amor que nutrimos com as pessoas; 2º- é no encontro com Deus e o próximo que experimentamos o poder transformador e reconciliador do amor; 3º - pelo fato de termos uma visão funcional da vida e das relações que construímos, a tendência mais comum é a de entender que formação/vocação é sinônimo de atividade. É algo que faço. Precisamos lembrar que não fomos criados para fazer algo, mas para ser alguém.
Que possamos buscar a convicção de que o ser humano vencedor é aquele que, sem se sentir ultrapassado, consegue absorver mudanças e aperfeiçoar ainda mais o que ele já acreditava estar fazendo bem. Pois, a força física a idade consome; o poder e status com a aposentadoria se acabam; a matéria e o dinheiro mudam de mãos. O que permanece com a pessoa é o que exclusivamente lhe pertence: suas vivências relacionais. Somos as pessoas que amamos e por quem somos amados!
Um abraço, Profª Rosane Silva de Oliveira - Agente Pastoral