Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Notícias / Pastoral Universitária já doou centenas de mantas com a campanha "Quadrados para Jesus"

Pastoral Universitária já doou centenas de mantas com a campanha "Quadrados para Jesus"

Neste ano, mais de 50 mantas já foram produzidas e distribuídas para entidades assistenciais

09/08/2016 11h35 - última modificação 25/08/2016 12h07

Da esquerda para direita: Gladys Barbosa, Cleusa Klein, Silvia Ronda, Dalva Vailant e Suellen Vailant.

Sabia que você pode ajudar pessoas a se protegerem do frio com uma contribuição bem pequena? Para ser mais exato, basta uma ajudinha de 15x15cm. Esse é o tamanho dos quadradinhos de lã que a Pastoral Universitária e Escolar da Metodista arrecada durante todo o ano para a confecção de mantas que são distribuídas em organizações assistenciais.

Ativa há mais de dez anos, a campanha “Quadrados para Jesus” já ajudou centenas de pessoas. Gladys Barbosa Gama, pastora titular da Pastoral, conta que a ideia surgiu do hobby de membros da Igreja Sede e foi se expandindo. Durante anos, a campanha recebeu doações de igrejas da Inglaterra e de todo o Brasil, e foram confeccionadas cerca de 500 mantas, doadas para as creches da Igreja e outras instituições assistenciais.

No ano passado, a campanha passou a ser responsabilidade da Pastoral em conjunto com o Núcleo de Arte e Cultura (NAC). “Os quadradinhos têm sido confeccionados pelas pessoas que participam do grupo de Cultivo da Espiritualidade do NAC, funcionárias da Metodista, Igrejas Metodistas aqui de São Paulo do Rio Grande do Sul e da Igreja Luterana de Santo André”, diz a pastora.

As mantas são confeccionadas por Gladys e por sua mãe, além de Elaine Cezar da Silva Moreira, que é Assistente Administrativa da Pastoral, e por várias funcionárias da Higiene Ambiental da Universidade. Depois de prontas, são encaminhadas à Casa Hope, Associação Casa de Mãe, Missão Belém, Igreja Metodista do Jardim Santo André, Creche da Igreja Metodista em Água Fria e muitos outros locais.

“O mais importante é juntar pessoas para olhar para a necessidade do outro. E ver que aquilo que não posso fazer sozinho, posso unir forças e fazer junto. Criar uma cultura de solidariedade. E, muitas vezes, tirar as pessoas do seu cantinho para fazer algo pelo outro”, comenta Gladys.

Como ajudar?

Para participar é muito simples: basta confeccionar quadrados de lã no tamanho de 15x15cm, em crochê ou tricô, com qualquer cor e o ponto que você souber fazer, e entregar na Pastoral localizada no Edifício Sigma do Campus Rudge Ramos, no Edifício A, Sala 316, do Campus Planalto ou no Edifício A, sala 150, do campus Vergueiro. Se você não sabe tricotar, pode doar lã e se você sabe produzir, mas não tem material, pode retirar lã na Pastoral Universitária.

A Pastora Gladys acredita que o trabalho não é benéfico apenas a quem recebe as doações, mas também ajuda as pessoas que participam as ajudando a enfrentar suas próprias dificuldades. Ela ressalta que muitas pessoas que sofriam com depressão tiveram melhoras depois que passaram a participar. “Colocamos um pouco de nosso coração em cada quadradinho, que junto com outros corações, irão aquecer aqueles que mais necessitam”, completa.

Ajuda Social

O Portal da Metodista acompanhou uma entrega das mantas, realizada no início de agosto. A Associação Casa de Mãe, localizada em Ribeirão Pires, recebeu 19 mantas confeccionadas pela Pastoral. No começo do inverno, a associação já havia retirado outras 19 que foram entregues a crianças, adolescentes, moradores de rua e pessoas carentes do ABC. A Casa de Mãe faz um bonito trabalho de atendimento a mães em situações de vulnerabilidade social, situação de risco, com dependência química ou vítimas de violência doméstica.

O projeto existe há oito anos e, atualmente, atende 47 famílias, oferecendo alimentação, apoio psicológico e vestimentas a todas essas pessoas. A Casa de Mãe possui também três casas abrigo onde ficam alojadas algumas famílias, e busca ajuda para construir mais casas e ampliar o atendimento. “É um trabalho de formiguinha, queremos um alcance muito maior, mas o projeto já cresceu muito em nossas mãos”, conta Cleusa de Souza Klein, presidente da instituição.

As mantas doadas pela Pastoral já têm destino: o “Meu Primeiro Enxoval”. Cleusa explica que a Casa de Mãe produz enxovais para as gestantes com os primeiros itens de necessidade dos bebês como cobertores, roupas e fraldas. “A Pastoral foi uma resposta de Deus nesse mês de julho em que atendemos muitas pessoas. Ajudamos moradores de rua, tivemos quatro mães gestantes, fora as que estavam tendo filhos naquele frio, inclusive um bebê que nasceu fora do tempo, com apenas seis meses”, diz. Para conhecer melhor o trabalho da Casa de Mãe, clique aqui.

“Damos graças a Deus por termos muitas pessoas envolvidas, mas sempre precisamos de mais. Você é bem-vindo e bem-vinda à nossa campanha ‘Quadrados pra Jesus’!”, finaliza a pastora Gladys.


"Quadradinhos para Jesus" - Associação Projeto Casa de Mãe

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
X