Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Observatório Econômico / Notícias / Metodista analisa índice de confiança e sondagem industrial no Grande ABC

Metodista analisa índice de confiança e sondagem industrial no Grande ABC

Os indicadores já são elaborados pela CNI e Fiesp e agora serão regionalizados

26/02/2016 17h15 - última modificação 29/02/2016 19h39

fotospublicas.com (David Alves)

O Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo será responsável, no Grande ABC, pela avaliação do comportamento da indústria e suas expectativas, regionalizando pesquisa realizada desde 1998 em âmbito nacional pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e estadual pela Fiesp (Federação da Indústria de São Paulo). A parceria inédita no ABC será desenvolvida com as duas instituições e vai envolver a Sondagem Industrial (SI) e o Índice de Confiança (ICEI), recebendo a nomenclatura de Boletim IndústriABC.

A primeira divulgação ocorrerá dia 9 de março próximo às 9h. A pesquisa tem frequência mensal com respostas qualitativas, colhidas por meio de questionário enviado às indústrias pela CNI, que trata os dados e gera os indicadores. O Boletim IndústriABC terá divulgação trimestral, com objetivo principal de avaliar o comportamento da indústria e suas relações com o desempenho regional.

A Sondagem Industrial (SI) aborda volume de produção, nível e percentual de utilização da capacidade instalada, número de empregados, estoque de produtos finais em relação ao planejado e em relação ao período anterior, além de questões sobre perspectivas para os próximos seis meses relativas a demanda, exportação, número de empregados, compra de matérias-primas e intenção de investimento.

Já o Índice de Confiança (ICEI) avalia as condições atuais e para os próximos seis meses quanto às condições da empresa, da economia brasileira e do Estado de São Paulo, indicando as expectativas e as tendências para o setor.

Por meio de convênio com a CNI/Fiesp, desde o segundo semestre de 2015 a Universidade Metodista passou a ter acesso às informações sobre os resultados da SI e do ICEI, incluindo dados referentes à amostra no Grande ABC. A cada três meses também serão avaliadas, por meio dos questionários, as condições referentes à situação financeira, acesso ao crédito, preço das matérias-primas e lucro real, entre outros.

1º Boletim IndústriABC Metodista-CNI-Fiesp

Data: 9 de março de 2016
Horário: 9h
Local: Auditório Sigma da Universidade Metodista de São Paulo, Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos - São Bernardo do Campo
Telefone: 4366-5035
E-mail: observatorio-economico@metodista.br
Evento aberto à comunidade

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , ,