Indústria volta a ser protagonista regional se investir, sugere professor Sandro Maskio
13/04/2016 18h20 - última modificação 13/04/2016 18h22
O grande desafio para a indústria do ABC voltar a ocupar lugar de grandeza na região é a retomada do investimento para crescer, a despeito da crise econômica que abate o País. “A política de desenvolvimento industrial só traz frutos a longo prazo, mas deve ser prioritária para os governos e promovida de maneira integrada”, defendeu professor Sandro Maskio, coordenador do Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo, em palestra no seminário ‘Rumos da Indústria no Grande ABC’.
O evento foi promovido dia 12 de abril último pelo jornal Diário do Grande ABC com patrocínio da Braskem e apoio do Consórcio Intermunicipal de Prefeitos e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Ações conjuntas das sete cidades da região foram outro consenso para estimular o protagonismo industrial e a retomada dos empregos no setor, que mais bem remunera a mão-de-obra.
Professor Sandro falou sobre “Desindustrialização no Grande ABC” e apontou a queda de participação da indústria no PIB regional, hoje de 25,9%. Essa fatia era de 32,9% em 1990. “Não existe resultado se não houver investimento”, afirmou o coordenador do Observatório Econômico.
O prefeito de Santo André, Carlos Grana, aposta no Parque Tecnológico da cidade como instrumento para estruturação de um parque tecnológico regional. Já o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e prefeito de Mauá, Donisete Braga, citou como os poderes públicos locais e polo industrial estão unidos, a seu ver, na busca por tecnologia, inovação e melhoria na logística, com objetivo de restabelecer a geração de empregos na região.
Leia a repercussão do evento no site do Consórcio Interministerial do Grande ABC e no portal do Diário do Grande ABC.