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Grande ABC deve movimentar R$ 58 milhões no Dia dos Pais, aponta pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo

31/07/2013

31/07/2013 18h53


• Pesquisa de Intenção de Compra – Dia dos Pais 2013 prevê que 350 mil famílias deverão adquirir algum presente para a data

• Estudo desenvolvido pelo Observatório Econômico da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo foi divulgado nesta quarta-feira (31)

Os gastos com presentes para o Dia dos Pais, que acontece no dia 11 de agosto, deverá movimentar aproximadamente R$ 58 milhões na região do Grande ABC. Esta é uma das conclusões da Pesquisa de Intenção de Compra - Dia dos Pais 2013, realizada pelo Observatório Econômico da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo divulgada durante coletiva nesta quarta-feira (31) na ACIAM – Associação Comercial e Industrial de Mauá. Confira a pesquisa completa.

De acordo com os dados levantados na pesquisa, o valor médio a ser gasto por presente é de R$ 145,40. Mais de 350 mil famílias deverão adquirir algum presente neste Dia dos Pais no Grande ABC.

Do total de entrevistados, 51,9% revelaram ser solteiros e 36,6% afirmaram ser casados, aos quais se somam 5,7% de divorciados e 1,8% de viúvos. O estado civil dos indivíduos revelou ter forte influência sobre a disposição em gastar.

Os principais presentes deverão ser itens de vestuário e calçados (47%), perfumes e cosméticos (16,3%). Entretanto, 14,3% dos entrevistados afirmaram ainda não ter definido o presente a ser comprado.

O principal meio de pagamento utilizado nas compras deverá ser o dinheiro (39,3%) seguido do cartão de crédito (29,7%) e do cartão de débito (26,8%).

A mobilidade dos consumidores apresentou taxa de 29,2%. Ou seja, quantos consumidores estão dispostos a consumir em municípios diferentes do município em que residem. Rio Grande da Serra (61,5%) e Ribeirão Pires (52,6%) apresentaram a maior taxa de mobilidade dos consumidores. Já as cidades preferidas para a realização das compras são São Bernardo do Campo (26%) e Diadema (18,7%).

Os shoppings (46,9%) foram os apontados como o estabelecimento preferido para realizar a compra do presente, seguidos das lojas do comércio formais localizadas no centro das cidades (21,1%).

Os principais fatores determinantes da escolha do tipo de comércio foram a proximidade do estabelecimento à residência ou ao serviço e o conforto na hora de comprar, o que explica o fato dos shoppings serem o local preferido entre os entrevistados.


Perfil

Dos 800 entrevistados, 56% eram mulheres e 44% homens, sendo que a idade média dos entrevistados revelou-se um pouco inferior a 30 anos. Do total de entrevistados, a maior concentração está na faixa entre 21 e 25 anos (22,6%).

Com relação ao nível de renda, 62,4% dos entrevistados revelaram ter renda familiar de até 5 salários mínimos (R$ 3.390). Entretanto, a maior concentração está entre 5 e 10 salários mínimos (entre  R$ 3.390  e  R$ 6.780).

A disponibilidade de renda familiar mostrou ser um importante determinante das escolhas dos consumidores, influenciando as decisões referentes ao tipo de comércio, preço, e até a disposição em gastar.

A inserção no mercado de trabalho dos entrevistados demonstrou que a maioria tem vínculo de trabalho formal, com registro em carteira, dado a própria característica produtiva da região.


Metodologia e amostra

Para possibilitar o aprofundamento do conhecimento sobre o comportamento do mercado consumidor da região para o Dia dos Pais, foi aplicado um questionário com mais de 30 questões.

Ao todo foram realizadas pouco mais de 1.000 entrevistas. Após a análise da base dados, o processo de validação efetivou 800 entrevistas, que passaram a compor a amostra efetiva do estudo. A distribuição destas entre os municípios se mostrou aproximada à distribuição da população residente.

Cabe ressaltar que este total de entrevistas consideradas refere-se apenas aos entrevistados que disseram ter interesse em presentear alguém no Dia dos Pais. A pesquisa foi aplicada entre os dias 29 de junho e 16 de julho.


Sobre o Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo

Centro de estudos econômicos criado para compilar, organizar e divulgar informações econômicas da região do ABC e de análises que possibilitem o maior entendimento da realidade regional, o Observatório Econômico também funciona como espaço para que os professores realizem seus estudos e os alunos possam aprofundar temas discutidos em sala de aula e tomar contato com a prática profissional da análise econômica.

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