Grande ABC deve movimentar R$ 55 milhões no Dia dos Pais, segundo pesquisa da Universidade Metodista
31/07/2012
31/07/2012 12h05 - última modificação 31/07/2012 15h30
Os gastos com presentes para o Dia dos Pais, que acontece no dia 12 de agosto, deverá movimentar aproximadamente R$ 55 milhões na região do Grande ABC. Esta é uma das conclusões da Pesquisa de Intenção de Compra - Dia dos Pais 2012, realizada pelo Observatório Econômico da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo. Confira o estudo completo aqui.
De acordo com os dados levantados na pesquisa, o valor médio a ser gasto por presente é de R$ 144,10. Mais de 380.000 famílias deverão adquirir algum presente neste Dia dos Pais no Grande ABC.
Do total de entrevistados, 49% revelaram ser solteiros e 4% afirmaram ser casados. Convivem em união estável 41% dos entrevistados, aos quais se somam ainda 4% de divorciados e 2% de viúvos. O estado civil dos indivíduos revelou ter forte influência sobre a disposição em gastar.
Os principais presentes deverão ser itens de vestuário e calçados (44,1%), perfumes e cosméticos (11,7%). Cerca de 12,8% dos entrevistados afirmaram ainda não ter definido o presente a ser comprado.
De acordo com os dados levantados na pesquisa, o valor médio a ser gasto por presente é de R$ 144,10. Mais de 380.000 famílias deverão adquirir algum presente neste Dia dos Pais no Grande ABC.
Do total de entrevistados, 49% revelaram ser solteiros e 4% afirmaram ser casados. Convivem em união estável 41% dos entrevistados, aos quais se somam ainda 4% de divorciados e 2% de viúvos. O estado civil dos indivíduos revelou ter forte influência sobre a disposição em gastar.
Os principais presentes deverão ser itens de vestuário e calçados (44,1%), perfumes e cosméticos (11,7%). Cerca de 12,8% dos entrevistados afirmaram ainda não ter definido o presente a ser comprado.
O principal meio de pagamento utilizado nas compras deverá ser o dinheiro (32%) seguido do cartão de crédito (30,8%) e do cartão de débito (26,3%).
A maioria dos consumidores realizará as compras no mesmo município em que reside, 26,2% de entrevistados que revelaram que planejam efetivar o consumo em um município diferente daquele em que reside.
Já os shoppings foram os apontados como o estabelecimento preferido para realizar a compra do presente (53,3%), seguidos das lojas do comércio formais localizadas no centro das cidades (29%).
A maioria dos consumidores realizará as compras no mesmo município em que reside, 26,2% de entrevistados que revelaram que planejam efetivar o consumo em um município diferente daquele em que reside.
Já os shoppings foram os apontados como o estabelecimento preferido para realizar a compra do presente (53,3%), seguidos das lojas do comércio formais localizadas no centro das cidades (29%).
Os principais fatores determinantes da escolha do tipo de comércio foram a proximidade do estabelecimento à residência ou ao serviço e o conforto na hora de comprar, o que explica o fato dos shoppings serem o local preferido entre os entrevistados.
Perfil
Dos 441 entrevistados, 55% eram mulheres e 45% homens, sendo que a idade média dos entrevistados revelou-se um pouco inferior a 31 anos. Do total de entrevistados, a maior concentração está na faixa entre 25 e 35 anos.
Com relação ao nível de renda, cerca de 46,4% dos entrevistados revelaram ter renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos (entre R$ 622 e R$ 1.866). A disponibilidade de renda familiar mostrou ser um importante determinante das escolhas dos consumidores, influenciando as decisões referentes ao tipo de comércio, preço, e até a disposição em gastar.
A inserção no mercado de trabalho dos entrevistados demonstrou que a maioria tem vínculo de trabalho formal, com registro em carteira, dado a própria característica produtiva da região.
Metodologia e amostra
Para possibilitar o aprofundamento do conhecimento sobre o comportamento do mercado consumidor da região para o Dia dos Pais, foi aplicado um questionário com mais de 30 questões.
Ao todo foram realizadas pouco mais de 500 entrevistas. Após a análise da base dados, o processo de validação efetivou 441 entrevistas, que passaram a compor a amostra efetiva do estudo. A distribuição destas entre os municípios se mostrou aproximada à distribuição da população residente.
Perfil
Dos 441 entrevistados, 55% eram mulheres e 45% homens, sendo que a idade média dos entrevistados revelou-se um pouco inferior a 31 anos. Do total de entrevistados, a maior concentração está na faixa entre 25 e 35 anos.
Com relação ao nível de renda, cerca de 46,4% dos entrevistados revelaram ter renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos (entre R$ 622 e R$ 1.866). A disponibilidade de renda familiar mostrou ser um importante determinante das escolhas dos consumidores, influenciando as decisões referentes ao tipo de comércio, preço, e até a disposição em gastar.
A inserção no mercado de trabalho dos entrevistados demonstrou que a maioria tem vínculo de trabalho formal, com registro em carteira, dado a própria característica produtiva da região.
Metodologia e amostra
Para possibilitar o aprofundamento do conhecimento sobre o comportamento do mercado consumidor da região para o Dia dos Pais, foi aplicado um questionário com mais de 30 questões.
Ao todo foram realizadas pouco mais de 500 entrevistas. Após a análise da base dados, o processo de validação efetivou 441 entrevistas, que passaram a compor a amostra efetiva do estudo. A distribuição destas entre os municípios se mostrou aproximada à distribuição da população residente.
Parâmetro da Pesquisa |
||
População dos Municípios do Grande ABC |
||
|
|
|
Município |
2010 |
nº questionários |
São Bernardo do Campo |
765.463 |
131 |
Santo André |
676.407 |
126 |
Diadema |
386.089 |
62 |
Mauá |
417.064 |
78 |
São Caetano do Sul |
149.263 |
15 |
Ribeirão Pires |
113.068 |
18 |
Rio Grande da Serra |
43.974 |
11 |
Região do Grande ABC |
2.551.328 |
441 |
Cabe ressaltar que este total de entrevistas consideradas refere-se apenas aos entrevistados que disseram ter interesse em presentear alguém no Dia dos Pais. A pesquisa foi aplicada entre os dias 10 e 19 de julho.
Sobre o Observatório Econômico
Centro de estudos econômicos criado para compilar, organizar e divulgar informações econômicas da região do ABC e de análises que possibilitem o maior entendimento da realidade regional, o Observatório Econômico também funciona como espaço para que os professores realizem seus estudos e os alunos possam aprofundar temas discutidos em sala de aula e tomar contato com a prática profissional da análise econômica.