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Grande ABC deve movimentar R$ 51 milhões no Dia das Crianças

24/09/2013

24/09/2013 15h36

  • Pesquisa de Intenção de Compra - Dia das Crianças 2013 do Observatório Econômico da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista foi divulgada nesta terça-feira

 

Os gastos com presentes para o Dia das Crianças, que acontece no próximo dia 12 deverá movimentar aproximadamente R$ 51 milhões na região do Grande ABC. Esta é uma das conclusões da Pesquisa de Intenção de Compra - Dia das Crianças 2013, realizada pelo Observatório Econômico da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo. Confira a pesquisa completa aqui.

Isso significa um aumento de R$ 6 milhões em relação ao ano passado, quando a pesquisa apontou uma expectativa de movimentação de R$ 45 milhões. Para efeito de comparação, considerando a inflação acumulada nos últimos 12 meses de aproximadamente 6,5%, o mercado do Grande ABC deve crescer em torno de 6% em relação ao Dia das Crianças de 2012.

De acordo com os dados levantados na pesquisa, o valor médio a ser gasto por presente é de R$ 137,40. Já o valor total que os consumidores pretendem gastar com presentes neste Dia das Crianças é de R$ 255,09. Em comparação ao ano passado, o preço médio apresentou um aumento real de 12%, e os gastos totais planejados 20%.

Com relação ao nível de renda, 60,2% dos entrevistados revelaram ter renda familiar até 5 salários mínimos (R$ 3.390). Entretanto, a maior concentração está entre 5 e 10 salários mínimos (entre R$ 3.390 e R$6.780).  A disponibilidade de renda familiar mostrou ser um importante determinante das escolhas dos consumidores, influenciando as decisões referentes ao tipo de comércio, o preço, até a disposição em gastar.

Os principais presentes deverão ser bonecas (36,3%) e vestuário (17,2%) para as meninas e vestuário (21,9%) e carros e aviões de controle remoto (11,4%) para os meninos.

O principal meio de pagamento utilizado nas compras deverá ser o dinheiro (40,1%), seguido pelo cartão de débito (31,1%) e de crédito (26,7%). Isso significa que aproximadamente 71,2% dos consumidores revelaram preferir realizar o pagamento à vista, apontando uma elevação em relação ao Dia das Crianças de 2012 e uma queda no pagamento com cartão de crédito.

Em relação à mobilidade, 23,8% dos consumidores tende a realizar as compras em um município diferente do que reside. Os principais estabelecimentos apontados foram os shoppings (39,1%) e o comércio formal do centro das cidades (31,6%). Santo André lidera como local preferido das compras, com 23,2%.

Os consumidores que revelaram ter preferência por comprar no shopping também apresentam maior disposição em gastar e menor sensibilidade ao preço do produto, comparativamente aos que declararam planejar efetivar a compra no comércio do centro das cidades.

 

Metodologia e Amostra

Para possibilitar o aprofundamento do conhecimento sobre o comportamento do mercado consumidor da região para o Dia das Crianças, aplicamos um questionário com cerca de 30 questões, no qual procuramos identificar:

 

•        Perfil dos consumidores

•        Identificação das pessoas a serem presenteadas

•        Determinantes da decisão de consumo

 

A coleta das informações foi realizada nos sete municípios que compõe o Grande ABC. A distribuição da mesma foi realizada de forma proporcional à população de cada um dos municípios.

Os locais de aplicação do questionário concentram-se nos principais shoppings de cada município e nas principias áreas de comércio no centro das respectivas cidades.

A amostra de aproximadamente 1.000 questionários garante um grau de confiança de 95%, com margem de erro próximo a 3 pontos percentuais. Após a análise da base dados, o processo de validação efetivou 824 entrevistas, que passaram a compor a amostra efetiva do estudo. A aplicação dos questionários foi realizada por equipes das Associações Comerciais e, também, por alunos do curso de Ciências Econômicas Universidade.

A pesquisa foi aplicada entre os dias 6 e 16 de setembro. Este intervalo foi escolhido para que houvesse tempo suficiente para a tabulação e análise dos dados, e para a divulgação dos mesmos com alguma antecedência em relação ao dia 12 de outubro.

 

Sobre o Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo

Centro de estudos econômicos criado para compilar, organizar e divulgar informações econômicas da região do ABC e de análises que possibilitem o maior entendimento da realidade regional, o Observatório Econômico também funciona como espaço para que os professores realizem seus estudos e os alunos possam aprofundar temas discutidos em sala de aula e tomar contato com a prática profissional da análise econômica

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