Grande ABC deve movimentar R$ 315 milhões no Natal
04/12/2013 13h56
A expectativa é que o Natal de 2013 movimente aproximadamente R$ 315 milhões no Grande ABC, uma expansão nominal de 3% em relação ao Natal passado, proporcionada pelo incremento no número médio de pessoas a serem presenteadas.
Esta é uma das conclusões da Pesquisa de Intenção de Compra - Natal 2013, realizada pelo Observatório Econômico da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo. A pesquisa completa está disponível aqui.
O preço médio que os consumidores do ABC estão dispostos em pagar por presente neste Natal é de R$ 159,39. Comparado ao Natal de 2012, quando o preço médio revelado foi de R$ 158,8, houve um crescimento nominal de 0,37% do ticket médio, mostrando-se praticamente estável. Se descontada a inflação acumulada no ano, de 5,83% entre outubro de 2012 e de 2013, o preço médio que o consumidor está disposto em pagar ficou aproximadamente 5% menor.
Já o gasto médio total programado pelos entrevistados é de R$ 455,51. Comparado ao ano de 2012, quando a pesquisa apontou um gasto planejado de R$ 460, houve uma redução nominal de aproximadamente 1% na disposição em gastar das famílias. Se considerada a inflação acumulada no período, a redução real é de aproximadamente 6%.
Meios de pagamento
O principal meio de pagamento que os consumidores pretendem utilizar é o cartão de crédito (38,1%), seguido do dinheiro (31,9%), e do cartão de débito (26,9%), diferente do resultado das PICS de Natal de 2012 e 2011, graças ao aumento da preferência pelo cartão de crédito em relação ao uso do dinheiro, ainda que a preferência pela utilização do cartão de débito também tenha aumentado. Outro item que chama atenção é a queda de quase 4 pontos percentuais na preferência pela utilização do cartão da loja.
Locais de compra
Mais de 41% dos entrevistados revelaram ter preferência em realizar as compras nos municípios de São Bernardo do Campo ou Santo André. O tipo de estabelecimento preferido para adquirir o presente são os shoppings (50,5%), seguidos das lojas do comércio formais localizadas no centro das cidades (25,9%). Chama atenção, no entanto, o aumento da preferência pelo comércio de bairro (8,7%), em detrimento ao comércio no centro da cidade.
Presentes
Os itens que mais se destacaram entre os presentes são vestuários e calçados (27,1%), perfumes e cosméticos (15,2%), e brinquedos (8%). As namoradas (os) e esposas (os) deverão ganhar os presentes mais caros (R$ 120,10), seguido dos filhos (R$ 130,20) e das mães (R$ 95,90). No entanto, comparativamente ao Natal de 2012, o valor dos presentes para os namorados (as) e as esposas (os) deverá ter uma queda de aproximadamente 35%.
Perfil dos entrevistados
Do total de entrevistados que pretendem comprar presentes neste Natal, 60% são mulheres e a idade média é de pouco menos de 33 anos. A maioria é composta por moradores de Diadema, São Bernardo do Campo e Mauá. A renda familiar de 52,5% dos entrevistados é de entre 3 e 10 salários mínimos (entre R$ 2.034 e R$ 6.780).
Com relação ao grau de formação, 54,4% dos entrevistados apresentam ao menos o ensino médio completo. Assim como a renda das famílias, a formação dos entrevistados influenciam a a disposição em gastar, tendo em vista a relação desta variável com a renda dos entrevistados. A maioria (53,8%) também tem vínculo de trabalho formal.
Metodologia e amostra
A aplicação dos questionários foi realizada por equipes das Associações Comerciais e alunos do curso de Ciências Econômicas Universidade. O questionário da PIC é composto de 30 questões, no qual se procurou identificar:
- Perfil dos consumidores;
- Identificação das pessoas a serem presenteadas;
- Determinantes da decisão de consumo.
Os questionários foram aplicados entre os dias 8 e 24 de novembro nas principias ruas de comércio do centro de cada cidade, nos shoppings da região que autorizaram a pesquisa e nos principais bairros de cada município. A amostra de aproximadamente 1.000 questionários garante um grau de confiança de 95%, com margem de erro próximo a 3 pontos percentuais.
Após a análise da base dados, o processo de validação efetivou 813 entrevistas, que passaram a compor a amostra efetiva do estudo. A distribuição destas entre os municípios se mostrou aproximada à distribuição da população residente. Cabe ressaltar que este total de entrevistas consideradas refere-se apenas aos entrevistados que disseram ter interesse em presentear alguém no Natal.
Os locais de aplicação do questionário foram:
- São Bernardo: Shopping Metrópole, São Bernardo Plaza Shopping, Av. Marechal (Centro) e intermediações; Rudge Ramos e Vila São Pedro;
- Santo André: Grand Plaza Shopping, Calçadão Oliveira Lima (Centro) e intermediações, Vila Assunção, Santa Terezinha, Parque das Nações e Camilópolis;
- São Caetano do Sul: Park Shopping São Caetano, Rua Santa Catarina (Centro); Rua Manoel Coelho (Centro), e imediações, Vila Gerty e Barcelona;
- Diadema: Shopping Praça da Moça, Ruas de Comércio do Centro e imediações, Serraria, Eldorado e Piraporinha.
- Mauá: Mauá Plaza Shopping, Ruas de comércio do Centro e imediações, Jardim Zaíra, Parque das Américas e Jd. Itapeva.
- Ribeirão Pires: Ruas de Comércio do Centro e imediações
- Rio Grande da Serra: Ruas de comércio do Centro e imediações.