Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Observatório Econômico / Notícias / Grande ABC deve movimentar R$ 114 milhões no Dia das Mães

Grande ABC deve movimentar R$ 114 milhões no Dia das Mães

18/04/2013

18/04/2013 16h35 - última modificação 19/04/2013 14h25

Os gastos com presentes para o Dia das Mães, que acontece no segundo domingo de maio (neste ano, dia 12) deverá movimentar aproximadamente R$ 114 milhões na região do Grande ABC. Esta é uma das conclusões da Pesquisa de Intenção de Compra - Dia das Mães 2013, realizada pelo Observatório Econômico da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo.

De acordo com os dados levantados na pesquisa, o valor médio a ser gasto por presente é de R$ 139,30. Já o valor total que os consumidores pretendem gastar com presentes neste Dia das Mães é de R$ 212,50.

Os principais presentes deverão ser itens de vestuário (30,6%), perfumes e cosméticos (23%). O principal meio de pagamento utilizado nas compras deverá ser o dinheiro (43,8%), seguido pelo cartão de débito (27,6%), de crédito (25,2%) e de loja (1,3%). Aqueles que usarão o crediário apresentaram maior disposição em gastar (R$ 336).

A maioria dos consumidores tende a realizar as compras no mesmo município em que reside. Cerca de um quinto (23%) dos consumidores tende a realizar as compras fora do município em que reside, em lojas de comércio no centro das cidades e nos shoppings da região, além da capital paulista.

Já os shoppings foram os apontados como o estabelecimento preferido para realizar a compra do presente (47,5%), seguidos das lojas do comércio formais localizadas no centro das cidades (30,7%). Esta escolha apresentou uma correlação bastante intensa com o nível de renda familiar do entrevistado e consecutivamente com o gasto planejado.

Perfil

Dos 929 entrevistados, 55% eram mulheres e 45% homens, sendo que 64% tinham entre 20 e 40 anos. A renda familiar mostrou-se um determinante no momento da escolha dos consumidores, influenciando desde o tipo de comércio, o preço e a disposição a gastar. A maioria tem vínculo de trabalho formal, com registro em carteira, dado a própria característica produtiva da região.

Metodologia e amostra

Para possibilitar o aprofundamento do conhecimento sobre o comportamento do mercado consumidor da região para o Dia das Mães, aplicamos um questionário com 30 questões, no qual procuramos identificar:

- Perfil dos consumidores;

- Identificação das pessoas a serem presenteadas;

- Determinantes da decisão de consumo.

A coleta das informações foi realizada nos sete municípios que compõe o Grande ABC. A distribuição da mesma foi realizada de forma proporcional à população de cada um dos municípios.

Os locais de aplicação do questionário foram:

Santo André: Grand Plaza Shopping, Calçadão Oliveira Lima (Centro) e intermediações, Vila Assunção, Santa Terezinha, Parque das Nações e Camilópolis.

São Bernardo: Shopping Metrópole; Plaza Shopping, Av. Marechal (Centro) e intermediações; Rudge Ramos e Vila São Pedro

São Caetano do Sul: Park Shopping São Caetano; Rua Santa Catarina (Centro); Rua Manoel Coelho (Centro), e imediações, Vila Gerty e Barcelona.

Diadema: Ruas de Comércio do Centro e imediações, Serraria, Eldorado e Piraporinha.

Mauá: Mauá Plaza Shopping; Ruas de Comércio do Centro e imediações, Jardim Zaira, Parque das Américas e Jardim Itapeva.

Ribeirão Pires: Ruas de Comércio do Centro e imediações

Rio Grande da Serra: Ruas de Comércio do Centro e imediações.

A aplicação dos questionários foi realizada por uma equipe de alunos dos cursos de Ciências Econômicas e de Comércio Exterior da Universidade. Os mesmos receberam treinamento para qualificá-los à aplicação da pesquisa. Antes de ir a campo, a equipe realizou uma pesquisa piloto para aprimoramento das técnicas de pesquisa e validação do instrumento de coleta de dados.

O questionário é composto por perguntas diretas e objetivas, de múltipla escolha em sua maior parte.  A metodologia da construção das questões buscou torná-las o mais transparente possível, com a finalidade de deixar o entrevistado à vontade e de garantir eficácia na aplicação dos mesmos.

A amostra pesquisada foi determinada por critérios estatísticos, com o objetivo de garantir a maior fidedignidade possível.

A partir das técnicas apresentadas por Guerra e Donaire (1990), para uma população de 2,5 milhões de pessoas, a amostra foi determinada para que obtivéssemos um grau de confiança de 95%, com margem de erro de 4 %.

Para conseguir estas características, a amostra mínima necessária é de 416 entrevistas. Ao todo foram realizadas cerca de 1.000 entrevistas. Após a análise da base dados, o processo de validação efetivou 929 entrevistas, que passaram a compor a amostra efetiva do estudo. A distribuição destas entre os municípios se mostrou aproximada à distribuição da população residente.

 

Parâmetro da Pesquisa

População dos Municípios do Grande ABC

 

 

 

Município

2010

nº questionários

São Bernardo do Campo

765.463

279

Santo André

676.407

232

Diadema

386.089

149

Mauá

417.064

129

São Caetano do Sul

149.263

56

Ribeirão Pires

113.068

46

Rio Grande da Serra

43.974

37

Região do Grande ABC

2.551.328

929

 

Cabe ressaltar que este total de entrevistas consideradas refere-se apenas aos entrevistados que disseram ter interesse em presentear alguém no Dia das Mães.

A pesquisa foi aplicada entre os dias 29 de março e 10 de abril. Este intervalo foi escolhido para que houvesse tempo suficiente para a tabulação de análise dos dados, e para a divulgação dos mesmos com alguma antecedência em relação ao segundo domingo de maio. Esta antecedência na divulgação foi uma demanda da sociedade, especialmente dos representantes do setor de comércio, para que houvesse tempo hábil de considerar tais informações nas decisões voltadas ao Dia das Mães.

Pesquisa de Intenção de Compra Dia das Mães/ 2013

Pesquisa realizada pelo Observatório Econômico da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo, junto ao curso de Ciências Econômicas.

Confira abaixo a versão digital.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
X