Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Robôs reúnem conhecimentos de Engenharias e Tecnologia da Informação

Robôs reúnem conhecimentos de Engenharias e Tecnologia da Informação

Oficinas do DUA apostaram no conhecimento multidisciplinar

24/09/2016 18h15 - última modificação 30/09/2016 16h58

O Dia da Universidade Aberta apresentou aos visitantes interessados nas áreas de Engenharia e de Tecnologia da Informação uma série de conteúdos multidisciplinares integrados. O recurso utilizado para isso foram os robôs.

As oficinas de “Programação de Robôs” e “Apresentação de Robótica: Sumô de Robôs e Exoesqueletos” reuniram conhecimentos das Engenharias Mecânica, Eletrônica, Sistemas da informação e Automação industrial. Os visitantes puderam verificar com detalhes como funcionavam as construções e ouviam as explicações de docentes de diversas áreas, que abordavam cada conhecimento envolvido nos objetos em questão.

Victor Gil Neto, docente de Gestão da Tecnologia da Informação, resumiu basicamente a produção dos robôs. “A ideia reúne conceitos de Eletrônica, Mecânica e Programação de maneira concomitante”, adianta. “A Mecânica movimenta o robô e o direciona. A Eletrônica aciona o motor para apoiar a Mecânica. A parte de lógica é a programação necessária para o robô obedecer aos comandos com inteligência e eficiência”, finaliza.

Os estudantes tiveram acesso aos protótipos com finalidades didáticas e comerciais. Wellington da Costa, aluno do terceiro ano do Ensino Médio, ficou fascinado com os robôs. “Adorei a parte de Engenharia Robótica no evento. Ainda não decidi o curso que vou me inscrever no vestibular, por isso foi importante conhecer melhor as carreiras de Exatas e a estrutura da Metodista para me ajudar na escolha”, explica.

Gestão da Produção Industrial

O espaço destinado aos robôs teve como companhia e complemento a oficina voltada à Engenharia de Produção, que contou com dois softwares para demonstrações aos visitantes.

O Simulador de Eventos traz um produto desenhado para testes de resistências e esforços. O software verifica as tensões e deformações da peça e permite saber se é resistente para a produção.

Outro software simula uma linha de produção de montagem de equipamento e reproduz máquinas, robôs e pessoas trabalhando na linha. São exemplos reais que auxiliam a Engenharia de Produtos. ”Com isso temos ideia de como funciona uma fábrica depois de implementada, permitindo eficiência produtiva e eliminando gargalos”, explica Régis Reis, coordenador de Gestão da Produção Industrial.

Para Régis, a tecnologia apresentada no DUA permite ao estudante saber o que poderá encontrar na graduação. “Apresentamos as tecnologias com as quais o aluno vai operar no curso após uma sólida base teórica. Nossos recursos são os mais modernos e possibilitam uma excelente formação”, afirma.

Desconto

Todos os visitantes do Dia da Universidade Aberta terão direito a um desconto de 50% na inscrição do vestibular para prova presencial e digital.

Dia da Universidade Aberta - DUA

O DUA é um evento gratuito voltado aos estudantes e interessados em geral que desejam iniciar a carreira profissional, aprender sobre vida acadêmica e conhecer a infraestrutura da Universidade Metodista de São Paulo.

Para mais informações, acesse http://portal.metodista.br/dua.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , ,