Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Maio / Metodista quer levar projeto premiado de Hortas Comunitárias para mais regiões do ABC

Metodista quer levar projeto premiado de Hortas Comunitárias para mais regiões do ABC

Reitoria recebe troféu do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ONU vencido pela Umesp

27/05/2019 17h07

Reitoria recebe troféu do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ONU vencido pela Umesp

Depois de vencer o 1º Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global com o “Projeto de Hortas Comunitárias”, a Universidade Metodista de São Paulo planeja levar a iniciativa a outras regiões do Grande ABC. O projeto promove educação ambiental e inclusão social por meio de geração de renda e foi premiado pela Rede Brasil, um reconhecimento que conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) por meio de ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A Metodista concorreu na categoria Academia - grupo Planeta. As Hortas Comunitárias integram o Programa de Extensão Universitária e são incentivadas pelos alunos do Projeto Rondon-SP, além de integrarem projeto de governo da Prefeitura de Diadema em parceria com o Centro de Sustentabilidade.

“Podemos ampliar a ação para a área do pós-Balsa em São Bernardo, onde a comunidade carente precisa de várias ajudas. Tivemos lá uma experiência bem-sucedida com a SBCSol, uma cooperativa de gestão e empreendedorismo”, afirmou a diretora de Extensão e Ações Comunitárias da Umesp, professora Alessandra Zambone.

Parcerias com ONGs

Segundo a coordenadora do “Projeto de Hortas Comunitárias”, professora Tassiane Boreli Pinato, em Diadema a iniciativa já funciona com nove estagiários em 25 escolas e outras 20 estão sendo preparadas. O reitor Paulo Borges Campos Jr endossou a iniciativa e solicitou para sua ampliação que os professores busquem ONGs que patrocinam projetos sociais.

“Como universidade, cumprimos nosso papel de inserção pela educação e o Brasil é um país ainda em construção”, salientou o reitor, ao receber o troféu do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ONU da Rede Brasil na tarde da quinta-feira 23 de maio passado. Participaram também do ato simbólico o diretor do campus Vergueiro e coordenador dos cursos de Engenharias Civil, da Computação e Eletrônica, professor Carlos Santi, além das coordenadoras do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Márcia Sartori, e de Gestão de RH e Marketing EAD, Valéria Calipo, respectivamente.

Também presente, o diretor de Graduação, professor Sérgio Tavares, reforçou a força educativa do Hortas Comunitárias sob a forma de capacitação ambiental e combate ao desperdício de alimentos. “Um projeto tão simples e que demanda poucos recursos, mas que causa impacto enorme na sociedade”, sublinhou.

Leia também: Metodista vence o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ONU

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , ,
X