Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Julho / Metodista realiza oficinas com professores para uso pedagógico de ferramentas da Microsoft

Metodista realiza oficinas com professores para uso pedagógico de ferramentas da Microsoft

Uso de plataformas on-line dinamiza o processo de aprendizado

05/07/2017 17h05 - última modificação 05/07/2017 17h12

Docentes e funcionários da Universidade Metodista de São Paulo e do Colégio Metodista de São Bernardo do Campo participaram de mais um treinamento para uso das ferramentas do Office 365. Essas capacitações serão realizadas durante todo o segundo semestre de 2017, para que as plataformas passem a fazer parte do dia a dia da Instituição.

Ronilson Carassini, Diretor de Tecnologia da Informação da Metodista, ressalta o caráter inovador do Office 365: “Ao trazermos o Office 365 para a Universidade, demos um passo para inovar ainda mais nosso ensino. Os professores e alunos contam com ferramentas dinâmicas, que permitem o compartilhamento de conteúdo em tempo real e inúmeras funcionalidades, que possibilitam um ensino conectado com a realidade dos alunos de hoje”.

A professora Julciane Castro da Rocha, Embaixadora da Microsoft, é a responsável por ensinar à comunidade interna da Metodista a respeito da utilização dessas ferramentas e ministrou uma oficina de Office Mix. O Mix propicia a elaboração rápida de vídeos dentro do Power Point, que podem ser compartilhados on-line com os alunos. “O programa grava e já renderiza o áudio, o vídeo e os slides. É uma ferramenta ótima porque deixa o vídeo interativo. Dá para inserir jogos, enquetes e questões de múltipla escolha”, explica.

Inovando em sala de aula

O uso de tecnologia nas aulas pode ajudar a aumentar o engajamento dos alunos. “Fiz uma aula no 8° ano utilizando o Sway, que aprendemos na última oficina. O conteúdo era o mesmo, mas os alunos prestaram muito mais atenção e falaram que nunca viram algo como aquilo antes”, declara a professora Renata Eduardo do Prado, que ensina Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.

Ela acredita que a alteração de metodologia é capaz de modificar a relação com os estudantes: “Eles são muito imediatistas, mas passam a olhar aquele conteúdo de forma diferente. Estou fazendo um trabalho de texto colaborativo com um grupo utilizando o One Drive e quero ver como serão os resultados também, com os professores já é muito utilizado, pois oferece uma forma segura de armazenar os dados”.

Capacitação contínua

Essas ferramentas permitem que o aprendizado não fique preso apenas à sala de aula e dinamiza os processos educacionais e administrativos. Os professores e funcionários do Núcleo de Educação a Distância da Metodista já estão usando o Office 365 para compartilhamento de arquivos e o Sway para recados, relata Adriana Barroso de Azevedo, Coordenadora do Núcleo. As experiências com esses programas serão compartilhadas com todos os funcionários, via Moodle, em um espaço chamado “Atualiza: Office 365”.

“No EAD temos feito vários usos para criar um compartilhamento entre os professores. A gente vê muitas possibilidades de uso pedagógico e vamos usar esse espaço para troca de descobertas”, diz. A página ficará disponível na segunda quinzena de junho com vídeos dos funcionários relatando suas experiências com o Office 365, para que todos aprendam de maneira colaborativa, e vídeos com passo a passo de como usar cada ferramenta do Office.

Treinamentos Office 365

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , ,
X