Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Maio / Docentes e funcionários recebem treinamento para inserção de ferramentas da Microsoft on-line em sala de aula

Docentes e funcionários recebem treinamento para inserção de ferramentas da Microsoft on-line em sala de aula

Aplicativos e funções do Office 365 fazem parte da estrutura da Metodista

04/05/2017 13h15

As ferramentas on-line podem aproximar educadores e alunos, facilitando o acesso à informação, o diálogo e encurtando barreiras. Docentes e funcionários da Universidade Metodista de São Paulo e do Colégio Metodista de São Bernardo do Campo estão participando de capacitações para inserção do Office 365 dentro e fora de sala de aula.

Por meio dessas ferramentas, a Metodista visa facilitar a troca de informações nos ambientes acadêmico e administrativo. A professora Julciane Castro da Rocha, Embaixadora da Microsoft, ministrou aulas com foco no uso prático das ferramentas para a função de cada profissional. "Isso é basicamente uma linguagem. Quanto mais você a utiliza, mais se aproxima da linguagem. É tudo tentativa e erro, vocês têm que se apropriar dessas ferramentas", diz.

No início do segundo encontro, a professora estimulou o grupo a descrever as experiências com o aprendizado da primeira aula, que tratou sobre o compartilhamento de conteúdo on-line. Para o professor de Psicologia, Paulo Bessa da Silva, o uso dos programas da Microsoft nos projetos da Universidade, facilitará a adequação às regras de trabalhos acadêmicos. "Meus alunos têm que entregar relatórios, e não fazemos nada mais em papel, então usar o Word On-line já facilita que editem todo o trabalho nas regras da ABNT e me entreguem. Isso muda nossa relação com os estudantes também", relata.

Se essas novas ferramentas fazem a diferença nos cursos presenciais, para quem está distante pode facilitar ainda mais a aproximação: “acho importante para nós que trabalhamos com a produção de conteúdo pedagógico, porque podemos repensar o conteúdo, principalmente da Educação a Distância (EAD)", declara Naiane Melo, da Assessoria Pedagógica EAD da Metodista.

A segunda aula da capacitação foi focada no Office Sway, um serviço on-line que permite a criação de apresentações e relatórios interativos, que ficam disponíveis na web e podem armazenar todos os conteúdos da aula como vídeos, textos curtos, links, áudios e imagens. Ela foge da lógica dos programas de apresentação comuns, deixando a aula mais dinâmica. “É uma forma de trazer agilidade para a sala de aula, além de fazer com que os trabalhos corram de forma melhor e mais clara”, argumenta Julciane.

“Entre nós, professores, já estamos usando dessas ferramentas. Quando estiverem todas disponíveis para os alunos, acredito que vá facilitar muito o processo comunicacional. Hoje, com o Moodle, os estudantes já estão habituados a entrar sempre nos sistemas, então acho que essa é uma ferramenta a mais que chega para nos ajudar”, comenta Ari Ricardo de Almeida, coordenador dos cursos de pós-graduação em Gestão da Qualidade e de Administração da Produção e Operações.

Treinamento Office 365

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , ,