Metodista conquista Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas
29/09/2015 18h10 - última modificação 05/10/2015 17h06
Prof. Dr. Marcio de Moraes (à esq.) e prof. Dr. Paulo Borges Campos Jr. (à dir.) durante premiação. Foto: Metodista/Divulgação
A Universidade Metodista de São Paulo foi uma das vencedoras, na categoria Educação, do "Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas", entregue na noite de 29 de setembro durante cerimônia realizada no Teatro CIEE, em São Paulo.
O "Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas", que está em sua 5ª edição, é promovido pela revista Negócios da Comunicação e reconhece três empresas de 32 segmentos, eleitas por meio de pesquisa realizada em julho com 25 mil jornalistas de todo o País.
“Trata-se de algo inédito na história da Universidade. Esse reconhecimento tem a ver com o fortalecimento do posicionamento estratégico naquilo que nos diferencia, dando a maior exposição possível à riqueza do que acontece na Universidade, com abordagem baseada no Jornalismo Científico”, ressalta o prof. Dr. Marcio de Moraes, reitor da Universidade Metodista de São Paulo. “Certamente colaboraram as fortes mudanças nas práticas de Marketing de Conteúdo que adotamos no último ano, juntamente com a reestruturação do Portal da Metodista, aprovada pela Mantenedora, realizada em julho de 2014”, completa o prof. Dr. Paulo Borges Campos Jr, presidente do Conselho Superior de Administração das Instituições Educacionais Metodistas.
Divulgação Científica
O projeto de criação da Agência de Divulgação Científica da Universidade Metodista surgiu há três anos e a missão de desenvolvê-la foi passada ao professor Walter Teixeira Lima Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, devido à sua experiência como assessor de imprensa da Universidade de São Paulo.
Para Walter Lima, o principal objetivo da Agência é mostrar tanto para o público interno quanto para o externo a produção científica desenvolvida por pesquisadores da Metodista. “Por meio da Agência, os alunos da graduação podem entrar em contato e conhecer as pesquisas desenvolvidas nos programas de Pós, passando a se interessar pelo que é feito em âmbito acadêmico. Quisemos criar um serviço que não apenas mandasse material para fora, mas que destacasse na própria instituição o conhecimento gerado por ela.”
A Newsletter Ciência Metô foi novidade que contribuiu para compartilhar o conhecimento cientifico com a comunidade de pesquisadores e docentes. “Ao dispararmos a news para e-mails dos professores, eles acabam entrando em contato com informações inéditas e interessantes que muitas vezes nem imaginavam que aconteciam na Universidade. É a partir disso que a ferramenta ajuda os professores a entenderem a importância de divulgar seus trabalhos e contribui para a formação de um hábito entre o corpo docente, o que não é algo fácil de se estabelecer.”
O trabalho de Divulgação Científica evidencia o caráter de produção de conteúdo da Universidade, e não o de mero consumidor daquilo que foi produzido por terceiros. “Ao mostrarmos que a Instituição é um local aonde se faz pesquisas, fica implícito que a Metodista é um lugar de construção do conhecimento, e não apenas de repetição do mesmo”, diz Walter Lima.
O trabalho da Agência também é essencial para divulgar para a comunidade da região informações sobre as pesquisas geradas na Universidade que tenham relação direta com o lugar no qual está inserida, tornando-se material relevante para a sociedade em geral, acredita o professor.
Ao longo desses três anos de trajetória, o professor Walter Lima destaca como importante conquista a integração entre o trabalho da Agência e o da Diretoria de Inovação, Comunicação e Marketing (Dicom). “Sem dúvida foi um ponto essencial para o sucesso da divulgação científica realizada pela Universidade”.