Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Março / Final do campeonato de skate Oi Vert Jam é cancelada após chuva no Rio de Janeiro

Final do campeonato de skate Oi Vert Jam é cancelada após chuva no Rio de Janeiro

04/03/2012

04/03/2012 21h30 - última modificação 07/03/2012 11h48

Dan Cesar após prova da semifinal de sábado (3). Foto: Universidade Metodista/Lucas Landim

Bob Burnquist e os americanos Paul Luc Ronchetti e Andy Mac estão automaticamente classificados para a próxima fase do mundial

Programada para ocorrer na manhã deste domingo (04), a final do Oi Vert Jam, válida pela primeira etapa do Circuito Mundial WCS (World Cup Skateboarding) Vertical Profissional 2012, foi cancelada devido à forte chuva que caiu sobre o Rio de Janeiro e que atingiu a rampa montada na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, local do evento.

Com isto, os três primeiros colocados (Bob Burnquist e os americanos Paul Luc Ronchetti e Andy Mac) da semifinal de sábado (3) estão automaticamente classificados para a próxima etapa do Mundial.

Trinta skatistas do mundo inteiro se reuniram na capital carioca para participar da competição.

Após a fase eliminatória, realizada na última sexta-feira (2) e da semifinal de sábado (3), restaram apenas sete atletas. Um deles é Dan Cesar Pardinho, da equipe PSK - Skate Precision, que conta com patrocínio e acompanhamento da Universidade Metodista de São Paulo e foi o sétimo melhor entre os 20 semifinalistas, garantindo a classificação para a final, que acabou cancelada.

Já Edgar Pereira "Vovô" - natural de São Bernardo do Campo, onde se localiza a Universidade, de quem também recebe patrocínio e apoio -, ficou em oitavo lugar na classificação final da semi, apenas uma posição abaixo dos finalistas.

Se considerarmos apenas os 12 brasileiros que disputaram a semifinal no sábado, Dan e Vovô ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente, atrás apenas de Pedro Barros, Bob Burnquist e Sandro "Mineirinho" Dias – Burnquist e Mineirinho são dois dos maiores vencedores do Oi Vert Jam, com três e duas conquistas, respectivamente. Ainda considerando-se os brasileiros, os cinco skatistas da PSK que estiveram na semifinal ficaram entre os oito melhores, atrás apenas dos três skatistas acima citados.

Confira abaixo algumas fotos do evento.

 

ABC

O ABC Paulista marcou presença na capital carioca: dos cinco integrantes da PSK classificados para a semi, três são da região: o finalista Dan Cesar é de Santo André, assim como Italo Penarrubia; já São Bernardo do Campo foi representada por Edgar Vovô.

Skate para Treinamento Funcional

Muito além do patrocínio, a Metodista atua também no treinamento dos atletas, de modo interdisciplinar. Os atletas treinam a parte física na Academia-escola e têm suporte de fisioterapia, psicologia e nutrição na Policlínica da Metodista. "É a primeira vez que uma equipe (PSK) de skatistas tem um fisioterapeuta acompanhando-os 24h por dia", ressalta o professor Alexandre Cavallieri Gomes, coordenador do curso de Fisioterapia da Universidade Metodista de São Paulo.

Já Denis Foschini, professor do curso de Educação Física da Universidade Metodista, desenvolveu um aparelho que auxilia no treinamento dos atletas, o "Skate para Treinamento Funcional", um shape de skate em uma plataforma com um amortecedor que reproduz as características de equilíbrio e concentração.

Todo o trabalho físico dos atletas da equipe PSK é feito na Metodista desde 2011. A parceria aumentou e hoje eles também são atendidos na Academia-escola e na Policlínica da Universidade, em um tratamento multidisciplinar, com os atendimentos sendo realizados por profissionais de Fisioterapia, Educação Física, Psicologia e Nutrição. Edgar Vovô, por exemplo, mesmo se recuperando de uma lesão no joelho, competiu e se classificou para a semifinal, terminando em oitavo lugar.

Pesquisas com skate: Metodista é única no mundo

E a Metodista não olha para o skate apenas como um esporte radical: além de apoiar os skatistas, conforme conta Foschini, a Metodista é a primeira universidade do mundo a realizar pesquisas utilizando a modalidade. "A Instituição utiliza o skate como atividade didático-pedagógica. Assim, ela está abrindo um novo espaço para trabalhos de conclusão de curso (TCC) e trabalhos de extensão", ressalta o professor.

Saiba mais:

Campeão do Oi Vert Jam, Bob Burnquist elogia investimento em pesquisa e tratamento multidisciplinar da Metodista

Atleta patrocinado pela Metodista está na final do mundial de skate Oi Vert Jam 2012

Equipe que disputará mundial de Skate Vertical é patrocinada pela Metodista

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X