Presidente da ONG Amazonas Visão visita a Metodista
20/06/2011 16h05 - última modificação 27/06/2011 09h56
Professor Victor Bigoli (à esq.) apresenta a Policlínica para o presidente da Amazonas Visão (à dir.)
O médico Luis Sérgio Pacheco, presidente da ONG Amazonas Visão, esteve, no dia 17 de junho, no Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo. A Universidade estuda uma parceria envolvendo a ONG e a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).
O professor Victor Hugo Bigoli, docente da Faculdade de Saúde e coordenador de Projetos de Extensão da Metodista recebeu Luis Sérgio e o acompanhou em uma visita pelo Campus, que passou pela Clínica de Odontologia, Policlínica, Setor de Eventos e Redação Multimídia, tendo o médico a oportunidade de conversar com os responsáveis de cada um, além do reitor da Universidade, professor Marcio de Moraes.
Segundo o professor Victor, ao participar das ações, que acontecem a cada três meses nos estados de Goiás e Mato Grosso, os alunos de Odontologia, Veterinária, Biologia Biomedicina e Psicologia têm oportunidade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula, lidando inclusive com doenças difíceis de encontrar em São Paulo, como leishmaniose e hanseníase.
“Encontramos também muitos casos de violência doméstica”, lembra Luis Sérgio. Além dos atendimentos, são oferecidas palestras na área de educação ambiental, tabagismo e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). “Cada profissional atende em média 50 pessoas por dia”, conta o presidente da ONG.
A Amazonas Visão teve início em setembro de 2002. Em 2007 realizou a primeira ação de atendimento. Luis Sérgio buscou recursos do governo, sem sucesso, bancando o projeto com recursos próprios. Hoje, mais de 10 empresas são patrocinadoras da ONG que, desde aquele ano, realizou 13 mil atendimentos, dentre os quais 110 cirurgias de catarata.