Metodista realiza Seminário de Psicanálise em Extensão
03/03/2006 16h12 - última modificação 11/10/2006 14h57
Para a terceira edição do Seminário Aberto sobre a Psicanálise em Extensão, a Universidade Metodista de São Paulo abordará o texto freudiano denominado Psicologia das Massas e Análise do Ego, de 1921. Os seminários, coordenados pelo professor e Supervisor Clínico do Curso de Psicologia da Metodista, Prof. Ms. Maurício Castejón Hermann, são destinados para estudantes e profissionais da área de saúde, de letras e filosofia, da educação e interessados em geral que buscam uma introdução à noção da técnica freudiana de transferência e sua aplicabilidade em outros campos que não somente a clínica psicanalítica.
O seminário irá frisar um aspecto importante, pois Freud, neste texto, foi pioneiro em superar a dicotomia indivíduo/grupo, debate histórico presente na psicologia social. Freud mantém o seu trabalho de fundamentação do homem em seu contexto social ao apresentar esta obra que discute, não mais a gênese das instituições sociais, mas sim o seu funcionamento. A psicanálise pode, então, fundamentar o modo como se dão as relações sociais em contextos diversos, tais como o manejo da transferência em dispositivos terapêuticos grupais, a questão do laço social, a concepção das estruturas institucionais nas escolas de formação de analistas, a interface entre a psicanálise e o trabalho, etc.
Neste semestre, o seminário contará com a presença das psicanalistas profª. Dra. Miriam Debieux Rosa e profª. Ms. Ana Laura Prates.