Semana Wesleyana da FaTeo abordará Pluralismo como desafio ao Metodismo
02/05/2005 17h10 - última modificação 10/03/2006 12h58
"Vida, Missão e Pluralismo: Desafios para o Metodismo Hoje" é o tema da 54ª Semana Wesleyana tradicional semana de estudos da Faculdade de Teologia que reúne estudantes, professores, bispos, pastores, lideranças e demais representações regionais da Igreja Metodista e de outras igrejas cristãs.
Essa semana é tradicionalmente realizada em homenagem a John Wesley, o idealizador do movimento metodista e, este ano, será realizada de 16 a 20 de maio.
A FaTeo definiu o tema em virtude de o Brasil ser um país marcado por uma diversidade religiosa crescente. Entre os cristãos, encontram-se pentecostalismos, catolicismos e grupos evangélicos em geral. Também crescem outras religiões como as mediúnicas, as orientais, as afro-brasileiras e as abraâmicas, como o islamismo. Por conseguinte, o Metodismo no Brasil defronta-se com as questões: qual é o seu papel nesse contexto? Qual é a compreensão de missão frente a essa realidade?
O tema será desenvolvido especialmente pelo Dr. Inderjit Bhogal, Presidente da Igreja Metodista na Grã-Bretanha de 2000 a 2001 e atual assessor teológico da Agência Ecumênica Britânica Christian Aid.
Um convidado especial também contribuirá com a temática na perspectiva latino-americana: o bispo metodista Federico Pagura. Bispo Emérito da Igreja Metodista na Argentina, ex-presidente do Conselho de Bispos Metodistas da América Latina e do Caribe, do Conselho Latino-Americano de Igrejas e do Conselho Mundial de Igrejas, que integra a junta diretiva do Instituto Vida e Paz, de Uppsala, Suécia.
A participação na Semana Wesleyana é aberta a todas as pessoas interessadas.