Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2005 / 02 / 04 / Metodista marca presença no Fórum Social Mundial

Metodista marca presença no Fórum Social Mundial

A Cátedra Prefeito Celso Daniel de Gestão de Cidades representou a Universidade Metodista de São Paulo no V Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, entre os dias 26 de 31 de janeiro deste ano.

04/02/2005 14h05 - última modificação 10/03/2006 12h58

A Cátedra Prefeito Celso Daniel de Gestão de Cidades representou a Universidade Metodista de São Paulo no V Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, entre os dias 26 de 31 de janeiro deste ano. A Cátedra realizou duas mesas de debates no espaço dedicado ao eixo de discussões Pensamento Autônomo, reapropriação e socialização do conhecimento (e saberes) e das tecnologias.

O professor Luiz Silvério Silva, diretor da Faculdade de Ciências Administrativas, apresentou a Cátedra Gestão de Cidades e coordenou os debates cujo tema central foi “Apropriar e socializar o conhecimento pelo controle social das cidades. Rumo a políticas de cultura, ética e serviços”.

Já os trabalhos foram apresentados pelo coordenador da cátedra, Luiz Roberto Alves, que abordou os desafios a serem enfrentados pelo gestor público comprometido com uma perspectiva de participação democrática. O coordenador do curso de Filosofia, Marcelo Carvalho, apontou a importância de refletir sobre a questão ética no espaço público com a sua atual complexidade. A professora da Faculdade de Comunicação Multimídia, Nanci Barbosa, falou sobre algumas preocupações em relação à compreensão e inserção da comunicação nos processo de gestão das cidades. O estagiário da Cátedra, Gilberto Pellegrini, também participou dos trabalhos e contribuiu com tradução simultânea para participantes das reuniões.

Vários pontos de vista foram discutidos entre os cerca de 150 presentes. Foram expostas experiências de diferentes municípios de vários estados brasileiros e de países da América Latina, Ásia e Europa. Integrantes de movimentos e entidades relataram os problemas que enfrentam nos locais onde moram. Nestes dias, vários contatos foram estabelecidos com várias instituições, permitindo uma intensa troca entre as pessoas que atuam com a perspectiva de que um outro mundo é possível.

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X