Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Feira em condomínios, ecopontos perto de casa e tijolo ecológico candidatam-se à Incubadora Mondó

Feira em condomínios, ecopontos perto de casa e tijolo ecológico candidatam-se à Incubadora Mondó

Dezoito ideias foram inscritas neste semestre e serão apresentadas dia 13 próximo em evento aberto ao público

25/05/2018 20h15 - última modificação 25/05/2018 20h24

Equipe que já atua na incubadora

Como unir a necessidade de comprar alimentos da semana com a falta de tempo devido ao trabalho profissional ou ao corre-corre diário? O aplicativo Feira em Condomínios promete uma saída aproximando feirantes de quem mora em prédios ou conjuntos residenciais. E que tal uma plataforma como a I9Coleta para encontrar ecopontos onde se pode levar recicláveis perto de casa? Vai construir ou reformar? Pense no Tijolo Modular Ecológico produzido com aproveitamento de restos da construção civil.

Ideias como essas estão inscritas na incubadora de empresas Mondó, da Universidade Metodista de São Paulo, e serão apresentadas na tarde de 13 de junho próximo para saber se são viáveis ou não como negócios inovadores e escaláveis, ou seja, que podem atender a grande quantidade de clientes utilizando uma estrutura comum a todos. Pelo menos 18 projetos de negócios foram captados no edital deste 1º semestre da Mondó e seus idealizadores farão pitchs (apresentação de cinco minutos) em evento no campus Planalto, São Bernardo, aberto gratuitamente ao público.

São ideias que podem derivar para empresas tradicionais ou empreendimentos tecnológicos no modelo de startups e que contarão com mentoria e incubação na Mondó. “Vamos avaliar a maturidade de cada uma para saber em que fase pode ser enquadrada”, afirma professor Antero dos Santos Matias, coordenador do espaço, instalado desde novembro do ano passado com capacidade para abrigar até 20 projetos simultaneamente e que tem parcerias com Ciesp (Centro das Indústrias de São Paulo-Regional São Bernardo), Itescs (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) e IBM por meio do programa IBM Global Entrepreneur.

São três fases de enquadramento. A primeira é “Jeito Startup de Ser”, em que o empreendimento está apenas na concepção e precisa de cursos e palestras para se desenvolver como negócio. As outras duas fases são de incubação propriamente dita, com o uso do espaço de coworking (ambiente e recursos compartilhados para troca de informações, mentorias e amadurecimento do projeto) e a incubadora de ideias mais consistentes, que podem se desenvolver em um espaço de centro empresarial.

Cinco minutos de apresentação

Os inscritos deverão apresentar, entre outros, tópicos sobre o que é o produto e que tipo de inovação introduz, qual fatia de mercado pode conquistar, quais dificuldades tem em termos tecnológicos, o que o projeto espera da Mondó-Metodista,  quantidade de tempo dos idealizadores para se dedicar à ideia e conhecimentos que têm sobre gestão de negócios. Um app contendo informações sobre imóveis e construções no Interior paulista e a plataforma Youfeedback, que capta respostas de consumidores sobre atendimento no negócio que frequentou, são outras ideias que se candidataram.

Atualmente a Mondó desenvolve três projetos: o Vitapets, uma vitamina em goma para cães, uma agência virtual de Comunicação e Marketing e o aplicativo “Localize a LT”, ou seja, Linha de Transmissão, voltado a mapear toda a rede de eletricidade no Brasil. O espaço universitário de incentivo ao empreendedorismo e inovação recebe forte apoio institucional: “Acreditamos na Mondó, pois a ideia de incubadora é irreversível numa universidade que precisa contemplar em seu projeto pedagógico a noção de empreendedorismo na formação da juventude, independentemente da área de atuação profissional para a qual se estuda”, afirma o assessor executivo da reitoria, Sérgio Nogueira Tavares.

Conheça mais sobre a incubadora.

Pitchs Incubadora Mondó
Quando: 13 de junho de 2018
Hora: a partir das 14h
Onde: campus Planalto da Metodista (Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 1000, saída 21-A da Via Anchieta), São Bernardo do Campo
Evento aberto ao público

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,