Questão 1

“O terrorismo é o nome dado a protestos violentos realizados por grupos ou indivíduos que objetivam transformar ordens do governo, bem como o próprio governo, por meio do pânico, gerando decisões precipitadas e radicais. Nos dias atuais o terrorismo é visto e praticado de forma diferente com que se manifestava antigamente, pois exige planejamento, objetivos em foco, recursos financeiros e a presença de guerreiros. Acredita-se que atos terroristas são financiados por pessoas bem sucedidas que simpatizam com o movimento, por pessoas ligadas ao governo que tentam secretamente destruir algo e ainda pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. Os terroristas utilizam explosivos, gases nocivos, vírus, bactérias, materiais radioativos, armamentos atômicos e ainda sequestros e assassinatos. Os principais grupos terroristas são: Al Qaeda: Liderado por Bin Laden, Hamas: Contrário aos judeus; Jihad Islâmico: Organização religiosa contra palestinos, Hezbollah: Islâmicos contra a intervenção ocidental em região islâmica. O principal ato terrorista ou o mais focado foi o ocorrido em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, contra as duas torres do World Trade Center e o Pentágono. Dois aviões sequestrados pela Al Qaeda (supostamente) se chocaram contra as torres gêmeas e posteriormente um se chocou contra o Pentágono para intimidar o governo norte-americano, que respondeu aos atentados atacando as montanhas do Afeganistão que abrigava Osama Bin Laden, líder da Al Qaeda.” Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terrorismo.htm

Observe as Charges a Seguir

 

Fonte: http://blogaodononao.blogspot.com.br/2011/03/charge-terrorismo.html

Fonte: http://spaceamigos.com/498967/sorte-nossa-que-aqui-no-brasil-nao-tem-terrorismo-nao-e-mesmo

Considerando o texto acima e as charges, leia as afirmações a seguir e indique a alternativa que contém a sequência correta, utilizando V para verdadeira e F para falsa.

I – O terrorismo como abordado no texto ocorre em alguns territórios localizados, sendo que muitos países são alvos de grupos terroristas, mas o Brasil não possui ataques terroristas ou ameaças graves a segurança relacionados a este ponto.

II – Podemos considerar a violência no Brasil como terrorismo uma vez que morrem mais pessoas do que ataques terroristas e pela definição de terrorismo também vivemos em um regime de exceção.

III – Como em diversos protestos no Brasil temos violência e morte podemos comparar as situações e afirmar categoricamente que o Brasil é vítima de terrorismo.

IV – A definição de terrorismo conforme abordada no texto não se encaixe as situações de violência no Brasil e deve-se tratar os temas religiosos com o cuidado que o assunto requer, evitando assim potenciais ataques como os ocorridos na França em um jornal satírico.