Questão 4

Questão 4

Texto 1 - A mochila high-tech que pode 'coletar do ar' 40 litros de água por hora.
Inspirado em inseto, o besouro-da-namíbia, acadêmico americano apresenta projeto de objeto que colhe partículas de água da atmosfera, mesmo em regiões desérticas, usando nanofibras.
Em um cenário contemporâneo marcado por aquecimento global e sucessivas crises hídricas, muitos são os cientistas que buscam alternativas para a obtenção de água potável. E todos são unânimes em um ponto de vista: as soluções, neste quesito, jamais são concorrentes; elas se somam e precisam ser adotadas dentro de parâmetros de consciência ambiental e uso sustentável dos recursos do planeta.
Uma novidade neste campo é a proposta apresentada pelo engenheiro mecânico Shing-Chung Josh Wong, professor da Universidade de Akron, nos Estados Unidos. Em um evento promovido pela American Chemical Society, ele demonstrou a viabilidade de uma engenhoca que promete servir para "coletar" partículas de água da atmosfera. Em forma de uma mochila, seria capaz de obter até 40 litros de água limpa e potável por hora, mesmo em ambientes áridos.
"O nosso mecanismo simplesmente miniaturiza o mecanismo natural, já que partículas atmosférica de água no ar são a maior fonte de abastecimento de água fresca no planeta", explicou o cientista à BBC News Brasil. "Graças à nanotecnologia, fornecemos uma grande área superficial por unidade de volume, coletando a água eficientemente da atmosfera com o mínimo de energia, sob diferenciais de pressão e temperatura."
Disponível em: https://g1.globo.com/olha-que-legal/noticia/2018/08/21/a-mochila-high-tech-que-pode-coletar-do-ar-40-litros-de-agua-por-hora.ghtml. Acesso em 22 ago. 2018.

Texto 2 - Próximos 4 anos podem ter calor acima das previsões dos cientistas, diz estudo
De acordo com a Nasa, 2018 já é um dos anos mais quentes da história. Os próximos quatro anos podem ser ainda mais quentes que os anteriores, com temperaturas superiores às previsões dos modelos climáticos, alertou um estudo publicado nesta terça-feira (14) sobre as mudanças térmicas decorrentes do aquecimento global.
Entre 2018 e 2022, as variações da temperatura média anual dependem da mudança climática provocada pela atividade humana, mas também pela variabilidade intrínseca do clima, o que dificulta as previsões de um ano em relação a outro.
Para que as previsões sejam mais exatas, uma equipe científica inventou um novo sistema de previsões batizado ProCast (Probabilistic forecast), baseado em um método estatístico e nos modelos climáticos já existentes.
Este algoritmo prevê para os próximos quatro anos "um período mais quente do que o normal", que "reforçará de maneira temporária" o aquecimento global, segundo o estudo publicado na revista científica "Nature Communications" que insiste na ideia de que as mudanças climáticas "não são um processo linear e monótono".
Entre 2018 e 2022, o aumento vinculado à variabilidade natural do clima será "equivalente ao aquecimento climático antrópico". Isso fará que o aumento da temperatura média seja duas vezes mais elevado que o provocado pela atividade humana, explicou o principal autor do estudo, Florian Sévellec, membro do Laboratório de oceanografia física e espacial do prestigiado CNRS na França.

Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2018/08/14/proximos-4-anos-podem-ter-calor-acima-das-previsoes-dos-cientistas-diz-estudo.ghtml . Acesso em 22 ago. 2018.
A partir da leitura dos textos 1 e 2, analise as assertivas:
I – As pesquisas em tecnologia e inovação avançam frente às novas demandas climáticas que presenciamos em uma reflexão que é global. Os produtos de tais pesquisas refletem as respostas que temos que dar para problemas que poderiam ser evitados.
PORQUE
II – É necessário um rápido avanço na conscientização do impacto ambiental decorrentes das ações humanas para que não tenhamos que administrar problemas maiores dos que os já projetados para um futuro próximo.