Educação e Ciência

Questão 1

Conforme apresenta o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=0Sbuazq5pnk&vl=pt, a busca por uma vaga na universidade é uma das metas de muitos jovens e adultos brasileiros, pois entendem que com o diploma de nível superior as oportunidades serão maiores para enfrentar o mercado de trabalho que exige cada vez mais qualificação de seus candidatos. Uma das ações propostas pelo Governo Federal foi a criação, em 1999, do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Em cada um dos governos que se sucederam a sua criação, novas mudanças ocorreram, sendo a última em 2018. Após assistir ao vídeo, segue um conjunto de afirmativas que tratam do chamado Novo Fies. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

I. Na primeira modalidade, ele oferta vagas com juros zero para os estudantes que tenham uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, que funciona com um fundo garantidor com recursos da União, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, com parcelas de, no máximo, 10% de sua renda mensal;
II. Cada edição do Fies tem apenas uma chamada regular, além da lista de espera, sem qualquer possiblidade de vagas remanescentes;
III. Uma vez inscrito no Novo Fies, o candidato a este financiamento, caso já esteja matriculado em um curso numa instituição particular não precisará pagar as mensalidades cobradas antes da chamada regular, já que está inscrito no programa;
IV. Apesar de ofertar muitas vagas para faculdades privadas brasileiras, o Fies possui algumas regras para participação que, além do critério socioeconômico exige que os candidatos tenham feito ao menos uma edição do Enem a partir de 2010.

Indique a alternativa a seguir que contém a resposta correta sobre a análise das afirmativas anteriores.  





Questão 2

As tecnologias sempre existiram, mesmo que não reconhecidas por essa nomenclatura. Elas são as ferramentas que usamos para solucionar, da melhor forma, questões as quais levariam, talvez, muito tempo para resolvê-las, tornando mais prático e confortável o processo de excussão das nossas atividades diárias. As novas tecnologias estão em todo e qualquer lugar, seja em fábricas ou nas demais empresas dos mais diversos segmentos, não ficando de fora, é claro, o setor educacional e, influenciando no processo de ensino-aprendizagem. Sabemos que essas ferramentas vêm a facilitar a forma do trabalho dentro e fora das escolas, o que não quer dizer que essa facilidade seja vista por todos com bons olhos, pois, há uma grande quantidade de profissionais da educação, principalmente professores, que não aceitam as novas tecnológicas como instrumento transformador na sua prática pedagógica. Essa rejeição muitas vezes se dá devido à falta de conhecimento, por parte desses, sobre a forma como utilizá-las para adquirir praticidade no processo de ensino aprendizagem. Se as novas tecnologias educacionais não são usadas torna cada vez mais difícil o processo de inclusão digital tão discutido e esperado. O que não quer dizer que o uso desordenado dessas tecnologias será bem aproveitado, pois o que importa é saber usar-las e não apenas usá-la. As mudanças que ocorreram ao longo do tempo no mundo da educação certamente geraram novos desafios tanto para os alunos como para os professores. O professor na EAD, por exemplo, deve lidar com novas ferramentas na sua função de ensinar. Embora a tecnologia tenha trazido muitos benefícios para o processo de aprendizagem, não se pode desconsiderar a importância desse profissional como facilitador para os alunos. O sistema educacional necessita de uma remodelação na base da formação dos professores, em especial aos do ensino superior, que carecem de uma adequação voltada para o planejamento e atuação nos moldes da EAD.

TAJRA (2004), O professor do novo modelo de ensino-aprendizagem tem que ter a capacidade de adequação a nova dinâmica do processo educacional, quebrando paradigma da detenção do conhecimento, compartilhando desta nova postura de professor facilitador que sabe ser flexível diante da rápida mudança ocorrida a partir do uso das TICs, o professor precisa aprender a aprender. Outro fator a ser observado, é em relação à questão da substituição do professor por máquina, eliminando assim o relacionamento interpessoal tão necessário no processo de ensino-aprendizagem, de acordo com CARDOSO (2002) em pesquisa realizada na USP – Universidade de São Paulo: em torno de 18% dos alunos pesquisados acreditam que o professor será preterido por máquina.

Na EaD, desde muito tempo, trabalha-se com a ideia de formação de equipes multidisciplinares para a estruturação e ofertas de cursos. Uma das funções que ganhou maior importância foi a do designer instrucional, termo que enfrenta algumas resistências ao ponto de alguns teóricos preferirem chamar de projetista pedagógico.

Adaptado. Disponível em https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-professor-ensino-superior-na-interface-conjuntura-planejamento.htm. Acesso em 05/08/2018.

Comumente o profissional encarregado de atuar nessa parte em um curso a distância tem a responsabilidade de:  





Questão 3

Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida.

FERREIRA, J. R. et al. Inclusão Digital. In: BRASIL. O Futuro da Indústria de Software: a perspectiva do Brasil. Brasília: MDIC/STI, 2004 (adaptado).

Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. As situações rotineiras geradas pelo avanço tecnológico produzem fascínio, admiração, euforia e curiosidade em alguns, mas, em outros, provocam sentimento de impotência, ansiedade, medo e insegurança. Algumas pessoas ainda olham para a tecnologia como um mundo complicado e desconhecido. No entanto, conhecer as características da tecnologia e sua linguagem digital é importante para a inclusão na sociedade globalizada.

Nesse contexto, políticas públicas de inclusão digital devem ser norteadas por objetivos que incluam:

I. A inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.
II. O domínio de ferramentas de robótica e de automação
III. A melhoria e a facilitação de tarefas cotidianas das pessoas;
IV. A difusão do conhecimento tecnológico.

É correto apenas o que se afirma em: