Cultura e Arte

Questão 1

A produção artesanal de panela de barro é uma das maiores expressões da cultura popular do Espírito Santo. A técnica de produção pouco mudou em mais de 400 anos, desde quando a panela de barro era produzida em comunidades indígenas. Atualmente, apresenta-se com modelagem própria e original, adaptada às necessidades funcionais da culinária típica da região. As artesãs, vinculadas à Associação das Paneleiras de Goiabeiras, do município de Vitória – ES, trabalham em um galpão com cabines individuais preparadas para a realização de todas as etapas de produção. Para fazer panelas, as artesãs retiram a argila do Vale do Mulambá e do manguezal que margeia a região e coletam a casca da Rhysophora mangle, popularmente chamada de mangue vermelho. Da casca dessa planta as artesãs retiram a tintura impermeabilizante com a qual açoitam as panelas ainda quentes. Por tradiação, as autênticas moquecas e torta capixabas, dois pratos típicos regionais, devem ser servidas nas panelas de barro assim produzidas. Essa fusão entre as panelas de barro e os pratos preparados com frutos do mar, principalmente a moqueca, pelo menos no estado do Espírito Santo, faz parte das tradições deixadas pelas comunidades indígenas.

Disponível em: http://www.vitoria.es.gov.br. Acesso em: 14 julh. 2017 (adaptado)

Como principal elemento cultural na elaboração de pratos típicos de cultura capixaba, a panela de barro de Goiabeiras foi tombada, em 2002, tornando-se a primeira indicação geográfica brasileira na área do artesanato, considerada bem imaterial, registrado e protegido no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Livro de Registros de Saberes e declara patrimônio cultural do Brasil.

SILVA, A Comunidade tradicional, práticas coletivas e reconhecimento: narrativas contemporâneas do patrimônio cultural. 40º Encontro Anual da Anpocs. Caxambu, 2016 (adaptado).

Atualmente, o trabalho foi profissionalizado e a concorrência para atender ao mercado, ficou mais acirrada, a produção que se desenvolve no galpão ganhou um ritmo mais empresarial com maior visibilidade publicitária, enquanto as paneleiras de fundo de quintal se queixam de ficarem ofuscadas comercialmente depois que o galpão ganhou notoriedade.

MERLO, P. Repensando a tradição: a moqueca capixaba e a construção da identidade local. Interseções. Rio de Janeiro. V. 13, n. 1, 2011 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta  





Questão 2

A partir da leitura da matéria jornalística sobre o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE, no link http://culturalizabh.com.br/index.php/2018/01/19/festival-internacional-de-linguagem-eletronica-file/ e, também, de seus conhecimentos sobre arte eletrônica e cultura contemporânea, avalie as três afirmações abaixo:

I. Os artistas eletrônicos contemporâneos fazem com que suas obras reiterem os modos com que diariamente as pessoas usam as tecnologias digitais.
II. Os artistas da arte eletrônica, ao aplicarem as tecnologias digitais na construção de suas obras, ultrapassam as possibilidades dessas tecnologias e apontam para inovações não apenas nas obras, mas nas próprias tecnologias.
III. Imersão, experiência e interação são práticas em nosso cotidiano que as tecnologias digitais nos proporcionam e os artistas eletrônicos potencializam em suas obras.

:  





Questão 3

A figura a seguir ilustra a apresentação do teatro de bonecos do grupo Riso do Povo, do mestre Zé Divina, de Pernambuco. Esse tipo de teatro, denominado mamulengo, está intimamente ligado ao contexto histórico, cultural, social, político, econômico, religioso e educativo da região Nordeste do Brasil.

Apresentado em praças, feiras e ruas, em linguagem provocativa e irreverente, com repertórios inspirados diretamente nos fatos do cotidiano popular, o mamulengo ganha existência nos palcos por meio do movimento das mãos dos atores que manipulam os bonecos, narram as histórias e transcendem a realidade, metamorfoseando o real em momentos de magia e sedução.


Disponível em: https://en.wikipedia.org. Acesso em: 22 ago. 2016.

A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. O mamulengo dá vida ao objeto e à matéria e permite jogo cênico divertido em que os atores de carne e osso cedem às formas animadas o lugar central da comunicação teatral.
II. No mamulengo, os bonecos são os próprios agentes da ação dramática, e não simples adereços cenográficos.
III. No mamulengo, os atores interagem com o público de forma a transportá-lo para a mágica representação cênica.

É correto o que se afirma em