Corpo docente

Claudete Pagotto
Concluiu o doutorado em Sociologia pelo IFCH/UNICAMP em 2010 e o mestrado em Ciências Sociais pela PUC/SP em 2003. Possui especializações em Ciências Humanas pela FESP, UNICAMP e USP. Atualmente é membro do Conselho Editoral de 3 revistas acadêmicas. Atua como docente em cursos de graduação e de pós-graduação. Atua na área de Ciências Humanas e Ciências Sociais. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: mundo do trabalho, reestruturação produtiva, terceirização, cooperativas de trabalho, produção associada e economia solidária.


Emmanuel Silva Nunes de Oliveira Junior
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, USP, (1997), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado no Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (2008). É coordenador da área de pesquisa em Segurança Pública do Núcleo Pesquisas de Políticas Públicas (NUPPs/USP) e coordenador científico do Núcleo de Pesquisa de Regimes e Organizações Internacionais da Universidade Anhembi Morumbi (NUPROI/UAM). Foi pesquisador visitante da Universidade Estadual de Nova Iorque (SUNY at Buffalo) e da Universidade de Michigan. Foi, até agosto de 2010, pesquisador vinculado ao Ministério Público Federal (PFDC), onde coordenou o projeto de Avaliação de Desempenho Institucional. Tem experiência docente na área de Ciência Política, Sociologia e Relações Internacionais na Universidade Anhembi Morumbi e na FECAP. Realiza pesquisa nos seguintes temas: análise institucional, regimes internacionais, políticas públicas, métodos quantitativos e segurança pública.


Erik Macedo Marques

Bacharel em Direito e Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, advogado com ampla experiência em assuntos administrativos do Estado brasileiro e sua organização. Parecerista da Consultoria Jurídica da Fundação Prefeito Faria Lima do Governo do Estado de São Paulo.

Luiz Roberto Alves
Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo (1972) e em Pedagogia, com ênfase em Administração da Educação, pela FAFIL de S. Bernardo do Campo (1979). Mestrado (1977) e Doutorado (1981) em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo. Livre Docência pela ECA -USP em Comunicação e Cultura Brasileira (1992). Trabalha como educador há 40 anos, desde o ensino fundamental público (no qual ensinou língua portuguesa e literatura) até a supervisão em pós-doutoramento no campo de políticas públicas e processos de comunicação. Foi professor efetivo dos campos de cultura e comunicação na Escola de Comunicações e Artes da USP, entre 1988 e 2003. Foi secretário de Educação e Cultura dos municípios de São Bernardo do Campo (1989-1992) e Mauá (2001-2003) e atuou na formação continuada de professores e especialistas para a gestão pública de políticas integradas de governo. Desenvolveu estudos de pós-doutorado, área de Comunicação e Ciência Política, na Universidade La Sapienza, Roma (1994-95) e na Universidade de Florença (2006-2007). Foi professor na Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Florença, área de Comunicação (2006), com a bolsa de estudos Erasmus, da Comunidade Européia. Lidera um diretório de pesquisa junto ao CNPq voltado a estudos em culturas de cidadania e qualidade da governança local-regional. Atualmente é Coordenador do PPGA, UMESP, e orienta 5 (cinco) dissertações de Mestrado.


Lucio Nagib Bittencourt

Doutorando em Administração Pública e Governo na Fundação Getulio Vargas - SP (início em 2010), na linha de pesquisa em Governo e Sociedade Civil em Contexto Subnacional, Professor Auxiliar e Temático do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública na modalidade EAD (Ensino à Distância) da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Professor Assistente no curso de graduação em Administração do Centro Universitário São Camilo e Colaborador do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (NUPPs). Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (2006) - com período de intercâmbio no curso de Sociologia da Universitat de Barcelona (2005/06) - e Mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP (2010). Atualmente seus interesses de pesquisa estão sobre o tema das políticas culturais.


Maria Cristina Teixeira
Cursou graduação (1986) e mestrado em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) onde, atualmente, cursa o doutorado. É professora do Curso de Direito da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo e Educacional.


Nuno Coimbra Mesquista
Possui graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília (1999), mestrado em Ciência Política pela Universidade Católica Portuguêsa (2005) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente faz pós-doutorado no departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo, onde também é pesquisador do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente no seguinte tema: Mídia, democracia, confiança nas instituições.


Olivia Cristina Perez
Doutora em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FFLCH/USP). É mestre em Sociologia também pela FFLCH/USP. Cursou o bacharelado e licenciatura plena em Ciências Sociais na Faculdade de Ciências e Letras da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" (FCLAr/UNESP). Escreveu livros didáticos de sociologia para o ensino médio. Atualmente trabalha como professora de metodologia científica para cursos de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior privado.

Comunicar erros