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Master Public Administration (MPA): Gestão Pública

Fluxo contínuo: o curso, por ser organizado em módulos que não exigem pré-requisitos, permite que novos alunos ingressem em turmas em andamento sem prejuízo ao processo educacional.

Polos de Apoio Presencial
Este Programa é desenvolvido para profissionais que estejam no mercado atuando no setor público, para ele prestando serviços ou com ele parceirizado, bem como para aqueles profissionais que desejem desenvolver tais atividades. Trata-se de um curso lato sensu, com 460 horas de duração (inclusas as horas de confecção de Trabalho de Conclusão de Curso) que mescla os mais atuais conceitos de gestão pública às suas práticas mais contemporâneas, de maneira crítica e inovadora.

Saiba mais sobre o curso:


Diferencial do curso
O curso se diferencia dos demais pela forte inclinação para a percepção de que a coisa pública, ou o Estado, emerge para servir aos cidadãos; e que a prática cotidiana da administração pública não deve se encerrar em ferramentas burocráticas cotidianas que separam a máquina administrativa da qualidade final necessária ao serviço público e de seus cidadãos clientes.


Objetivos
Formar gestores públicos aptos à inovação em suas práticas cotidianas, críticos e assertivos em suas tomadas de decisões.


Objetivos específicos
Qualificar gestores públicos críticos, que dominem as mais modernas ferramentas de gestão da coisa pública e tenham perspicácia em sua percepção da realidade social, levando em consideração as diversas demandas sociais que emanam da sociedade civil sobre as mais variadas políticas públicas desenvolvidas pelo Estado.


Matriz Curricular
Estado, Sociedade, Mercado e Políticas Públicas

  • Estado, Sociedade Civil e Instituições Políticas no processo histórico de formação do Brasil
  • Governo e sociedade na ordem política contemporânea: accountability e responsiveness; governança e governabilidade
  • História da Gestão das Políticas Públicas no Brasil e ferramentas para seu planejamento estratégico
  • Direito Constitucional


Concepção, Gestão e Operacionalização de Produtos e Processos: Burocracia, Gerenciamento e Participação Popular

  • Construção e avaliação de indicadores sociais, políticos e econômicos para boa gestão das políticas públicas
  • Desenvolvimento Institucional em Organizações Públicas: comunicação social e marketing governamental
  • Democracia participativa, democracia deliberativa e políticas públicas: teorias e experiências
  • Direito administrativo brasileiro: licitações e contratos
  • Contabilidade e Finanças Públicas


Metodologia de Pesquisa

  • Metodologia de Pesquisa
  • Temas Estratégicos de Gestão Pública
  • Seminários de Projetos
  • Elaboração de TCC



Público-alvo
Gestores públicos; gestores de organizações do terceiro setor; gestores de empresas que prestam ou queiram prestar serviços e/ou fornecer produtos ao Estado; gestores e funcionários de organizações sociais e de organizações da sociedade civil de interesse público; gestores e funcionários de empresas, autarquias e fundações públicas.


Pré-requisito
Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.


Seleção
Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

Veja as disciplinas e ementas.

 

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

 


 

marco.jpgCoordenação - Prof. Me. Marco Aurélio Bernardes
Economista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, com ênfase em Gestão de Pessoas e de Projetos. Docente na graduação e Pós-graduação na Metodista, nas seguintes disciplinas: Economia Brasileira Contemporânea, Gestão Estratégica de Pessoas e Empreendedorismo. Líder do projeto de extensão da FAGES: "Rede Territorial de Gestão e Serviços para uma Comunidade Solidária, período março de 2013 a março de 2014. Co-organizador do livro: "Trabalho, Economia Solidária e Desenvolvimento Social - O caso da Rede de Economia Solidária na Comunidade do Montanhão em São Bernardo do Campo/ SP". Delegado Suplente no Conselho Estadual de Cidades - sessão Acadêmica. Membro do Comitê Executivo e Pesquisador na Cátedra Gestão de Cidades Prefeito Celso Daniel, também pesquisador no Centro de Sustentabilidade da Metodista. Desde dezembro de 2012, participa como voluntário de projeto de extensão, coordenado pelo professor Dr. Cláudio Torres, voltado a implantar uma cooperativa de produção e comercialização na comunidade Quilombola localizada na cidade de Barra do Turvo. É pesquisador nos temas: Economia Solidária, Economia do Trabalho e Pessoas nas organizações. Em 2013, com o professor doutor José Veríssimo Romão Netto, recebeu o 1º Prêmio Destaque Publicação em Extensão Metodista 2012 - pela publicação do livro Trabalho, Economia Solidária e Desenvolvimento Social: O caso da Rede de Economia Solidária do Montanhão em SBC/SP, organizado em 2012. Coordenador do MPA - Master Public Administration da Faculdade de Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo.

 

Corpo Docente
O curso conta com um corpo docente de mestres e doutores experientes na área pública e de docência, como o Prof. Me. Marco Aurélio Bernardes e Prof. Dr. Luiz Roberto Alves.

 

INFORMAÇÕES

Duração: 18 meses
Número de vagas:
100
Carga Horária: 460 horas
Encontros online (via Elluminate Live!)
Dia da semana:
segunda-feira
Horário: das 19h às 23h (encontros quinzenais)
Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes
Mensalidade: R$ 286,00, para pagamento até o dia 6 de cada mês, por meio do programa de desconto. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 317,78.
Egressos: profissionais formados pela Metodista terão isenção da matrícula, além do benefício do programa de estímulo à adimplência. - Mais detalhes
Empresas conveniadas: funcionários têm desconto especial na mensalidade. Confira as empresas conveniadas. Conheça os polos participantes

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:
  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado
  • (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia);
  • CPF (01 cópia);
  • Curriculum Vitae (01 cópia);
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula;

ATENÇÃO:
O pagamento da pré-matrícula ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. No caso de entrega da documentação presencialmente o boleto será gerado no ato da pré-matrícula. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante.

Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

ENDEREÇO PARA A PRÉ-MATRÍCULA:
Local de envio da documentação (POR CORREIO):

Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação - Campus Rudge Ramos
Rua do Sacramento,230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP


Local de entrega da documentação (PRESENCIALMENTE):
Universidade Metodista de São Paulo – UMESP
Central de Relacionamento
Campus Rudge Ramos
Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal)
São Bernardo do Campo/SP
Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30

INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR:
1. Informações dos cursos
- Telefone: 0800 889 2222, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h
- E-mail: latosensuead@metodista.br

2. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula
- Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30

 

Pré-requisitos necessários para o acompanhamento das Webaulas via computador / internet
Windows XP Windows Vista Windows 7
CPU 1 GHz ou superior 1,5 GHz ou superior 2 GHz ou superior
Memória RAM 1 GB ou superior 1 GB ou superior 2 GB ou superior
Hard Disk 10 GB 15 GB 20 GB
Aplicativos Java plugin
/ VLC media player
Java plugin
/ VLC media player
Java plugin
/ VLC media player


Câmeras de vídeo recomendadas: A Elluminate Live! suporta 24 Bit RGB Color, diversos formatos de vídeo comprimidos, vídeo Direct X e "high end cameras" como as FireWire Sony Camcorders.

Requisitos e recomendações para o uso da ferramenta Elluminate:

WindowsMacintosh
Windows 2000/XP/Vista
Pentium III 500 MHz
256 MB RAM (2000/XP)
Mac OS X 10.2.8, 10.3.9, e 10.4
G3, G4, G5, ou processador Intel
256 MB RAM
Para todos os computadores
20 MB de espaço livre no disco
Placa de som com alto falantes e microfone ou headset
Ligação Internet 28.8 kbps

 

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