Você está aqui: Página Inicial / Especialização / Fundraisers - Captação de Recursos e Gestão Instrumental de Projetos

Fundraisers - Captação de Recursos e Gestão Instrumental de Projetos

Polos de Apoio Presencial

A proposta de formação de especialistas Fundraisers surge na perspectiva de atender aos desafios de gestão, desenvolvimento e sustentabilidade nas organizações do terceiro setor no Brasil. Para propiciar o desenvolvimento qualificado dos diferentes profissionais que atuam nessas organizações, o curso de especialização foi idealizado num modelo pedagógico diferenciado, convergente com modalidades de interação social diversificadas, que estimula o estudante a desenvolver competências e habilidades inerentes à sua formação.

O curso é estruturado em cinco módulos cuja forma de aprendizagem sempre permeará as quatro áreas de desenvolvimento de competências: a pesquisa e o estudo autônomo, a interação social, o projeto e o e-learning, ora presentes no próprio processo da aprendizagem, ora no processo avaliativo. Os módulos que compõe o curso são:

  • Tipologias de Fundraising
  • Legislação e Regulamentação Nacional e Internacional
  • Estratégias para Fundraising
  • Gestão de Fundraising
  • Desenvolvimento e Gestão de Projetos



Os módulos são independentes, podendo ser agregados participantes a qualquer momento de início de um novo ciclo modular. Cada módulo aprovado dá ao estudante uma certificação específica à carga horária equivalente ao cursado.

A proposta de estímulo à interação social nesse modelo de aprendizagem tem por objetivo também contribuir para aproximação do terceiro setor com o mundo empresarial, assim o curso promoverá encontros e palestras virtuais com representantes de empresas em nível nacional e internacional.


Objetivo
O objetivo deste curso é que, ao final de seu processo formativo, o estudante possa, a partir da identificação das necessidades da organização, desenvolver um projeto de suporte à captação de recursos e promover a estratégia de comunicação, a fim de atender aos desafios de gestão, desenvolvimento e sustentabilidade nas organizações do terceiro setor.


Objetivos Específicos

  • Conhecer os fundamentos do fundraising e identificar os requisitos necessários para a sua implementação;
  • Desenvolver, planejar e implantar um programa de captação de recursos;
  • Analisar o processo e as motivações dos doadores;
  • Aplicar os conceitos de estratégia de marketing direto e interativo na captação de recursos;
  • Construir as propostas para captação de recursos dos doadores;
  • Avaliar o processo e os resultados de implementação e promover a sua renovação e desenvolvimento.



Matriz curricular
Módulo I - Tipologia de fundraising

  • Captação de fundos, doações e recursos oriundos do capital jurídico
  • Captação de fundos, doações e recursos oriundos do capital de pessoa física- individual e coletiva
  • Captação de fundos e recursos oriundos de apoio governamental
  • Captação de fundos e recursos oriundos de apoio internacional


Módulo II - Legislação e regulamentação

  • Proteção de dados e direito de exploração, lei da concorrência
  • Incentivos fiscais e tributários em nível nacional legislação internacional e suas interseções com a legislação nacional


Módulo III - Estratégias de Fundraising

  • Estratégias de comunicação e marketing para fundraising
  • Pensamento estratégico e gestão das relações com doadores
  • Gerenciamento de pessoas em estruturas flexíveis para gestão fundraising


Módulo IV- Gestão do Fundraising

  • Requisitos institucionais para Fundrasing
  • Implementação do fundraising na organização
  • Planejamento e gestão orçamentária e de qualidade de fundraising
  • Análise de risco em fundraising


Módulo V - Projetos

  • Desenvolvimento e elaboração de projetos para fundraising
  • Metodologia de projetos e processos



Público-alvo
Gestores de organizações de terceiro setor, Fundraisers, gestores de marketing, gestores financeiros e comunicação de organizações sem fins lucrativos;


Pré-requisitos
Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas áreas de Administração, Processos Gerenciais, Economia, Marketing e Comunicação.


Seleção
Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.


A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

Coordenação - Profa. Ma. Rosana de Almeida
Doutoranda em Administração de Empresas – linha de Pesquisa Análise, Administração de Tecnologia de Informação da FGV-SP, Mestre em Administração linha de pesquisa Gestão das Organizações na Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em: Bacharel em Administração na Universidade Metodista de São Paulo; Tecnólogo em Secretariado Executivo pelo Centro Universitário de Santo André; Licenciada em Letras Português-Francês pela Universidade São Judas Tadeu. Professora associada da Universidade Metodista de São Paulo desde 2000 e como coordenadora do curso de Processos Gerenciais nas modalidades a distância (EAD) desde 2007 e presencial de 2010 a 2012. Experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da administração, administração contemporânea, técnicas de comunicação, comunicação empresarial, metodologia do trabalho científico, gestão estratégica, negociação e técnicas secretariais. Atuou profissionalmente por mais de 17 anos em empresas, como Grupo Accor Brasil; Grupo Papel Simão / Votorantin nas áreas de Tecnologia da Informação e Assessoria Executiva.

 

INFORMAÇÕES
Duração: 18 meses
Carga Horária: 360 h
Encontros online (via Elluminate Live!): Segundas-feiras, das 19h às 23h (quinzenalmente)
Número de Vagas: 100
Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes
Mensalidade: R$318,89. Para o pagamento até o dia 6, o preço é de R$287,00, por meio do programa de estimulo à adimplência. - Mais detalhes
Egressos: profissionais formados pela Metodista terão isenção da matrícula, além do benefício do programa de estímulo à adimplência. - Mais detalhes

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:
  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado
  • (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia);
  • CPF (01 cópia);
  • Curriculum Vitae (01 cópia);
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula;

ATENÇÃO:
O pagamento da pré-matrícula ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. No caso de entrega da documentação presencialmente o boleto será gerado no ato da pré-matrícula. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante.

Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

ENDEREÇO PARA A PRÉ-MATRÍCULA:
Local de envio da documentação (POR CORREIO):

Universidade Metodista de São Paulo
Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação/Secretaria de Pós-Graduação - Campus Rudge Ramos
Rua Planalto, 106 - Edifício Capa - Sala 303 - 09640-060 - São Bernardo do Campo/SP

Local de entrega da documentação (PRESENCIALMENTE):
Universidade Metodista de São Paulo – UMESP
Central de Relacionamento
Campus Rudge Ramos
Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal)
São Bernardo do Campo/SP
Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30

INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR:
1. Informações dos cursos
- Telefone: 0800 889 2222, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h
- E-mail: latosensuead@metodista.br

2. Dúvidas pedagógicas relativas ao conteúdo do curso, corpo docente, coordenação
- E-mail: latopedagogico@metodista.br

3. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula
- Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30, e de sábado, das 8h às 11h
- E-mail: latosensuead@metodista.br

 


 

Pré-requisitos necessários para o acompanhamento das Webaulas via computador / internet
Windows XP Windows Vista Windows 7
CPU 1 GHz ou superior 1,5 GHz ou superior 2 GHz ou superior
Memória RAM 1 GB ou superior 1 GB ou superior 2 GB ou superior
Hard Disk 10 GB 15 GB 20 GB
Aplicativos Java plugin
/ VLC media player
Java plugin
/ VLC media player
Java plugin
/ VLC media player


Câmeras de vídeo recomendadas: A Elluminate Live! suporta 24 Bit RGB Color, diversos formatos de vídeo comprimidos, vídeo Direct X e "high end cameras" como as FireWire Sony Camcorders.

Requisitos e recomendações para o uso da ferramenta Elluminate:

WindowsMacintosh
Windows 2000/XP/Vista
Pentium III 500 MHz
256 MB RAM (2000/XP)
Mac OS X 10.2.8, 10.3.9, e 10.4
G3, G4, G5, ou processador Intel
256 MB RAM
Para todos os computadores
20 MB de espaço livre no disco
Placa de som com alto falantes e microfone ou headset
Ligação Internet 28.8 kbps
Comunicar erros