Fundraisers - Captação de Recursos e Gestão Instrumental de Projetos
A proposta de formação de especialistas Fundraisers surge na perspectiva de atender aos desafios de gestão, desenvolvimento e sustentabilidade nas organizações do terceiro setor no Brasil. Para propiciar o desenvolvimento qualificado dos diferentes profissionais que atuam nessas organizações, o curso de especialização foi idealizado num modelo pedagógico diferenciado, convergente com modalidades de interação social diversificadas, que estimula o estudante a desenvolver competências e habilidades inerentes à sua formação.
O curso é estruturado em cinco módulos cuja forma de aprendizagem sempre permeará as quatro áreas de desenvolvimento de competências: a pesquisa e o estudo autônomo, a interação social, o projeto e o e-learning, ora presentes no próprio processo da aprendizagem, ora no processo avaliativo. Os módulos que compõe o curso são:
- Tipologias de Fundraising
- Legislação e Regulamentação Nacional e Internacional
- Estratégias para Fundraising
- Gestão de Fundraising
- Desenvolvimento e Gestão de Projetos
Os módulos são independentes, podendo ser agregados participantes a qualquer momento de início de um novo ciclo modular. Cada módulo aprovado dá ao estudante uma certificação específica à carga horária equivalente ao cursado.
A proposta de estímulo à interação social nesse modelo de aprendizagem tem por objetivo também contribuir para aproximação do terceiro setor com o mundo empresarial, assim o curso promoverá encontros e palestras virtuais com representantes de empresas em nível nacional e internacional.
Objetivo
O objetivo deste curso é que, ao final de seu processo formativo, o estudante possa, a partir da identificação das necessidades da organização, desenvolver um projeto de suporte à captação de recursos e promover a estratégia de comunicação, a fim de atender aos desafios de gestão, desenvolvimento e sustentabilidade nas organizações do terceiro setor.
Objetivos Específicos
- Conhecer os fundamentos do fundraising e identificar os requisitos necessários para a sua implementação;
- Desenvolver, planejar e implantar um programa de captação de recursos;
- Analisar o processo e as motivações dos doadores;
- Aplicar os conceitos de estratégia de marketing direto e interativo na captação de recursos;
- Construir as propostas para captação de recursos dos doadores;
- Avaliar o processo e os resultados de implementação e promover a sua renovação e desenvolvimento.
Matriz curricular
Módulo I - Tipologia de fundraising
- Captação de fundos, doações e recursos oriundos do capital jurídico
- Captação de fundos, doações e recursos oriundos do capital de pessoa física- individual e coletiva
- Captação de fundos e recursos oriundos de apoio governamental
- Captação de fundos e recursos oriundos de apoio internacional
Módulo II - Legislação e regulamentação
- Proteção de dados e direito de exploração, lei da concorrência
- Incentivos fiscais e tributários em nível nacional legislação internacional e suas interseções com a legislação nacional
Módulo III - Estratégias de Fundraising
- Estratégias de comunicação e marketing para fundraising
- Pensamento estratégico e gestão das relações com doadores
- Gerenciamento de pessoas em estruturas flexíveis para gestão fundraising
Módulo IV- Gestão do Fundraising
- Requisitos institucionais para Fundrasing
- Implementação do fundraising na organização
- Planejamento e gestão orçamentária e de qualidade de fundraising
- Análise de risco em fundraising
Módulo V - Projetos
- Desenvolvimento e elaboração de projetos para fundraising
- Metodologia de projetos e processos
Público-alvo
Gestores de organizações de terceiro setor, Fundraisers, gestores de marketing, gestores financeiros e comunicação de organizações sem fins lucrativos;
Pré-requisitos
Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas áreas de Administração, Processos Gerenciais, Economia, Marketing e Comunicação.
Seleção
Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.
A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.
![]() | Coordenação - Profa. Ma. Rosana de Almeida |
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Doutoranda em Administração de Empresas – linha de Pesquisa Análise, Administração de Tecnologia de Informação da FGV-SP, Mestre em Administração linha de pesquisa Gestão das Organizações na Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em: Bacharel em Administração na Universidade Metodista de São Paulo; Tecnólogo em Secretariado Executivo pelo Centro Universitário de Santo André; Licenciada em Letras Português-Francês pela Universidade São Judas Tadeu. Professora associada da Universidade Metodista de São Paulo desde 2000 e como coordenadora do curso de Processos Gerenciais nas modalidades a distância (EAD) desde 2007 e presencial de 2010 a 2012. Experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da administração, administração contemporânea, técnicas de comunicação, comunicação empresarial, metodologia do trabalho científico, gestão estratégica, negociação e técnicas secretariais. Atuou profissionalmente por mais de 17 anos em empresas, como Grupo Accor Brasil; Grupo Papel Simão / Votorantin nas áreas de Tecnologia da Informação e Assessoria Executiva. |
INFORMAÇÕES |
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Duração: 18 meses Carga Horária: 360 h Encontros online (via Elluminate Live!): Segundas-feiras, das 19h às 23h (quinzenalmente) Número de Vagas: 100 Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes Mensalidade: R$318,89. Para o pagamento até o dia 6, o preço é de R$287,00, por meio do programa de estimulo à adimplência. - Mais detalhes Egressos: profissionais formados pela Metodista terão isenção da matrícula, além do benefício do programa de estímulo à adimplência. - Mais detalhes |
DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA: |
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ATENÇÃO: O pagamento da pré-matrícula ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. No caso de entrega da documentação presencialmente o boleto será gerado no ato da pré-matrícula. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante. Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado. Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência. A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada. ENDEREÇO PARA A PRÉ-MATRÍCULA: Local de envio da documentação (POR CORREIO): Universidade Metodista de São Paulo Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação/Secretaria de Pós-Graduação - Campus Rudge Ramos Rua Planalto, 106 - Edifício Capa - Sala 303 - 09640-060 - São Bernardo do Campo/SP Local de entrega da documentação (PRESENCIALMENTE): Universidade Metodista de São Paulo – UMESP Central de Relacionamento Campus Rudge Ramos Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal) São Bernardo do Campo/SP Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 |
INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR: |
1. Informações dos cursos - Telefone: 0800 889 2222, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h - E-mail: latosensuead@metodista.br 2. Dúvidas pedagógicas relativas ao conteúdo do curso, corpo docente, coordenação - E-mail: latopedagogico@metodista.br 3. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula - Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30, e de sábado, das 8h às 11h - E-mail: latosensuead@metodista.br |
Pré-requisitos necessários para o acompanhamento das Webaulas via computador / internet | |||
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Windows XP | Windows Vista | Windows 7 | |
CPU | 1 GHz ou superior | 1,5 GHz ou superior | 2 GHz ou superior |
Memória RAM | 1 GB ou superior | 1 GB ou superior | 2 GB ou superior |
Hard Disk | 10 GB | 15 GB | 20 GB |
Aplicativos | Java plugin / VLC media player |
Java plugin / VLC media player |
Java plugin / VLC media player |
Câmeras de vídeo recomendadas: A Elluminate Live! suporta 24 Bit RGB Color, diversos formatos de vídeo comprimidos, vídeo Direct X e "high end cameras" como as FireWire Sony Camcorders.
Requisitos e recomendações para o uso da ferramenta Elluminate:
Windows | Macintosh |
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Windows 2000/XP/Vista Pentium III 500 MHz 256 MB RAM (2000/XP) |
Mac OS X 10.2.8, 10.3.9, e 10.4 G3, G4, G5, ou processador Intel 256 MB RAM |
Para todos os computadores | |
20 MB de espaço livre no disco Placa de som com alto falantes e microfone ou headset Ligação Internet 28.8 kbps |