Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Eclesiocom / Edições Anteriores / 2015 / Tema central: Comunicação, Religião e Cidades

Tema central: Comunicação, Religião e Cidades

Tema central: Comunicação, Religião e Cidades

Em sua 10ª edição, a Eclesiocom elegeu como tema central e norteador para o diálogo: “Comunicação, Religião e Cidades”. David Harvey (2014) sugere que, atualmente: “a cidade que queremos não pode estar dissociada da questão de que tipo de pessoas nós queremos ser”. Nesse sentido, a cidade é o lugar multifacetado no qual fluxos comunicacionais e esperanças imaginadas se miscigenam em espectros desordenados.

Grupos religiosos diversos, antes confinados ao silêncio do anonimato privado, ocupam agora, de forma intensa, o espaço público, reconfigurando identidades, confrontando valores e, sobretudo, ampliando seus espaços sociais. Nas ruas, nas praças, nas areias das praias e nas avenidas, a paisagem urbana das megacidades (figura chave da economia-mundo, conf. Sodré, 2015) convive com Marchas, Jornadas, Megatemplos, erodindo a fronteira entre o sagrado e o profano.

Localizamos atualmente nos campos das investigações em Comunicação e em Ciências da Religião um crescente empenho em examinar motes atinentes às cidades contemporâneas e seus registros comunicacionais e sagrados cujos ícones estáticos e deslizamentos humanos produzem novas sociabilidades urbanas e religiosas.

Nessa edição, pretende-se atrair pesquisadores cujos trabalhos enfoquem a relação entre Comunicação, Religião e Cidade, em especial no cenário brasileiro contemporâneo. A intenção é promover um diálogo a partir dos campos da Comunicação Social, das Ciências da Religião e das Ciências Humanas, seja utilizando metodologias de um campo específico ou ampliando os horizontes de abordagem transdisciplinar.

Conferencistas

Prof. Dr. Edin Abumansur Sued
Doutor em Ciências Sociais. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve pesquisas em Sociologia da Religião, atuando principalmente nos temas "pentecostalismo", "protestantismo", "turismo religioso". Desenvolve pesquisa sobre as relações entre Religião e Violência na cidade de São Paulo. Autor do livro "As moradas de Deus. Arquitetura de Igrejas Protestantes e Pentecostais" (Editora Novo Século, 2004).

Prof. Dr. Luis Mauro de Sá Martino
Doutor em Ciências Sociais. Professor do Programa de Mestrado em Comunicação e do Curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, onde lidera o Grupo de Pesquisa “Mídia, Instituições e Poder Simbólico". Desenvolve pesquisas relacionadas aos estudos de Teoria da Comunicação, Comunicação e Política e os Processos de Mediatização da Religião. Autor dos livros Teoria da Comunicação (Vozes, 2009), Comunicação e Identidade (Paulus, 2010) e The Mediatization of Religion (Ashgate, 2013).

Prof. Dr. Mauricio Ribeiro da Silva
Doutor em Comunicação e Semiótica e arquiteto e urbanista. Professor e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista (UNIP-SP), membro do Grupo de Pesquisas em Mídia e Estudos do Imaginário e do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia. Desenvolve pesquisas em Comunicação envolvendo questões relacionadas à Teoria da Mídia e Teoria da Imagem a partir de problemas vinculados ao espaço urbano e ao ciberrnético. Autor do livro "Na Órbita do Imaginário: comunicação, imagem e os espaços da vida" (Editora Bluecom, 2012).

Comunicar erros