Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Eclesiocom / Edições Anteriores / 2011 / Tema Central

Tema Central

 

Histórico | Tema central | Chamada de trabalhos | Programação

Comunicação e religião em tempos de cibermídia

Websites institucionais e de grupos articulados; transmissões on-line de missas, cultos e eventos; espaços de devoção e aconselhamento; cursos e materiais para estudo e cultivo da fé; comercialização de produtos; listas de discussão, salas de chat, fóruns e redes de interatividade; milhares de postagens no Youtube; uma infinidade de blogs pessoais: a presença da religião na grande teia que forma o que é hoje denominado ciberespaço é fato consumado.

A facilidade que a cibermídia oferece na contemporaneidade para que crenças, identidades e experiências religiosas sejam visibilizadas, disseminadas e partilhadas tem desenhado um novo quadro na relação entre comunicação e religião que merece ser estudado de forma mais acurada. A Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial (ECLESIOCOM) em 2011 busca ser este espaço de estudo, não com o objetivo de apresentar conclusões, mas de contribuir com pesquisadores/as e estudiosos da interface religião-comunicação, indicando caminhos para estudo deste fenômeno que se apresenta como um fértil campo para novas produções.

 

Conferencista: Prof. Dr. Airton Jungblut, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com a tese "Nos chats do Senhor: um estudo antropológico sobre a presença evangélica no ciberespaço brasileiro" (2000).
Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com pesquisas sobre religião, identidade e Internet. Em 2006, foi professor visitante junto ao Curso de Maestria en Ciencias Humanas da Universidade de la República (Montevidéu, Uruguai). Pesquisa em curso:  "Construção e compartilhamento de conhecimento no ciberespaço: uma investigação antropológica sobre redes sociais mediadas por computador". Sobre a temática da Eclesiocom, publicou, entre outros, os seguintes capítulos de livros: "Mercado Religioso e a Internet no Brasil". In: Debates pertinentes - para entender a sociedade contemporânea. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009, v. 1, p. 139-154; "As máquinas que nos tornam deuses: ensaio antropológico sobre o gnosticismo ciberespacial". In: Leila Amaral; Amir Geiger. (Org.). In vitro, in vivo, in silicio: ensaios sobre a relação entre arte, ciência, tecnologia e o sagrado. São Paulo: Attar / CNPq-Pronex, 2008, v. , p. 151-171. Tem ainda os seguintes artigos entre os vários que publicou: O uso religioso da Internet no Brasil. Plural - Revista de Estudos de Religião, v. 1, p. 202-212, 2010; Os evangélicos brasileiros e a colonização da Internet. Ciencias Sociales y Religión, Porto Alegre, n. n. 4, p. 149-166, 2002

Comunicar erros