Turmas EAD realizam trabalho de extensão em saúde e bem-estar com crianças de pré-escola
17/05/2023 13h45 - última modificação 22/05/2023 12h41
O 3º ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU – Saúde e Bem-Estar -- pautou as ações de extensão universitária realizadas por turmas da Educação Metodista a Distância no 1º bimestre. Comer, Nutrir e Brincar foi o tema do trabalho que reuniu alunos de Administração, Jornalismo, Nutrição e Serviço Social EAD e que foi desenvolvido na EMEI Prof. Sebastião Sanches Martines, na Capital.
Os estudantes entregaram cartilhas e desenhos para crianças com até 5 anos e suas famílias contendo instruções sobre atividades físicas que estimulam práticas diárias como brincadeiras e jogos, além de adotarem uma dieta saudável.
“Algumas professoras já estavam trabalhando com o tema ‘Alimentação Saudável’ e distribuíram as atividades para as crianças fazerem em casa. Outras estão trabalhando com o material em sala de aula e algumas fotos nos foram disponibilizadas. A preocupação com a nutrição e com atividades físicas já era uma constante nos trabalhos da escola, onde é mantida uma horta que as crianças ajudam a cuidar e depois consomem alguns alimentos”, justificaram os alunos da Metodista EAD.
Acompanhe aqui o trabalho e depoimentos dos estudantes envolvidos.
Segundo a professora Luciane Duarte da Silva, coordenadora dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu EAD, extensão universitária é a função da universidade que estimula e viabiliza o diálogo com a sociedade. A partir deste diálogo, cada estudante reflete sobre sua área de conhecimento e formação para contribuir com o desenvolvimento das ações.
“É o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão que sustenta a universidade. Na modalidade EAD, os estudantes são organizados em grupos com alunos de diferentes polos, cursos e períodos e são orientados a buscar uma instituição da sociedade em qualquer lugar do Brasil para dialogar, conhecer e procurar contribuir com a construção de um conhecimento que seja transformador e que deixe uma marca permanente como resultado deste encontro”, diz ela.
A resolução nº 7 de 2018 orienta que todas as Instituições de Ensino Superior (IES) contemplem 10% da carga horária em atividades extensionistas.
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 17/05/2023