Prof. Fernando Ripoli, de Teologia, representará o Brasil no Mundial de Taekwondo

03/10/2023 12h55 - última modificação 03/10/2023 12h54

Arquivo pessoal

Nem só alunos e professores de excelência frequentam as instalações da Universidade Metodista de São Paulo, mas também atletas de alto desempenho. Professor Fernando Ripoli, do curso de Teologia EAD, foi convocado para representar o Brasil no Mundial de 2023 programado para 15 de outubro próximo, por meio da Seleção Paulista.

O docente é faixa preta de Taekwondo 3º DAN, reconhecido nacionalmente pela Liga Nacional de Taekwondo (LNT/SP) e registrado como faixa preta internacional no maior centro de treinamento e disciplina da modalidade no mundo, a KUKKIWON (World Taekwondo Headquarters). “Treino desde 1993. Iniciei no projeto social Leões do Taekwondo em Ribeirão Pires, onde nasci e moro”, cita prof. Fernando Ripoli, que tem 46 anos e soma títulos como tricampeão paulista e brasileiro, além de bicampeão panamericano de Taekwondo, este na categoria Kyorugui-Luta.

“Ter sido convocado para compor a Seleção Paulista de Taekwondo foi uma grande surpresa, devido ao fato de eu possuir o 2º lugar no ranking estadual da Liga Nacional de Taekwondo. Fiquei muito feliz pela oportunidade que mestre Cláudio Higuchi me proporcionou. Estou treinando todos os dias, me preparando para chegar ao pódio no Campeonato Mundial”, diz ele com entusiasmo.

Fernando Ripoli é professor-doutor na Metodista desde 2017, atuando na Educação a Distância como professor-auxiliar na Faculdade de Teologia. Sua área de atuação é Bíblia e História, mas possui formação em quase todas as áreas das Ciências Humanas e Linguagens, mais especificamente na Educação Física, aponta ele.

Faixa preta

O Campeonato Mundial de Taekwondo no Brasil será realizado em Arujá, São Paulo, é um evento para faixas pretas e está sendo organizado por meio de parceria que o grão-mestre Yeo Jin Kim - responsável no Brasil pela Liga Nacional de Taekwondo - realizou com a WOTF (World Olympics Taekwondo Federation) da Coreia do Sul (Federação Olímpica Mundial de Taekwondo). Em 2024, o Mundial de Taekwondo será na Coreia do Sul.

Vários países confirmaram presença na competição de 2023, entre os quais Peru, Coreia, Colômbia, Bolívia, Paraguai e Estados Unidos. Além da disputa mundial em 15 de outubro, prof. Ripoli participará da 15ª edição da Copa América da modalidade, também em Arujá. em 13 e 14 deste mês.

Dieta rígida

A dieta de um atleta de alto desempenho do Taekwondo é bastante rígida. Professor Ripoli conta que se alimenta de 30% de carboidrato, 40% de proteínas e 30% de verduras, legumes etc. “Mas, como sou profissional de Educação Física, isso tem me ajudado”, aponta.

Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 02/10/2023

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,