Prof. de Teologia Fernando Ripoli é o 4º do mundo em Taekwondo
31/10/2023 12h46
Disputando com mestres e grão-mestres de alto nível das Américas e Ásia, professor Fernando Ripoli conquistou o 4° lugar no 1° Campeonato Mundial de Taekwondo realizado em outubro no Brasil. O docente de Teologia da Educação Metodista a Distância representou o Brasil, ele que é faixa preta e tricampeão paulista e brasileiro, além de bicampeão panamericano na categoria Kyorugui-Luta.
O Campeonato Mundial de Taekwondo ocorreu em 15 de outubro em Arujá (SP) reunindo várias modalidades olímpicas do Taekwondo (Kyorugui, Poomsae e seminários). O evento recebeu autoridades do esporte, como o grão-mestre Sang Min Cho (introdutor do Taekwondo no Brasil), o grão-mestre Seo, que ministrou aos praticantes Camping Internacional de Poomsae no dia 12 de outubro, além do grão-mestre Moo Dae Sung - campeão olímpico, peso pesado das Olímpiadas de 2004. Moo Sung também comandou Camping de Kyorugui Internacional e Olímpico.
Professor Fernando Ripoli conquistou o 4º Lugar pontuando para o Ranking Nacional e Estadual da modalidade olímpica (Poomsae sub 50 – de 41 a 50 anos de idade). “Minha competição na 15º Copa América (15th Taekwondo America's Cup) foi muito competitiva. Disputei com mestres e grão-mestres do Brasil de alto nível olímpico no Taekwondo, por isso o 4º Lugar é uma conquisra”, diz o faixa preta 3º DAN e docente da Metodista.
Nível olímpico
As competições tiveram início em 13 e 14 de outubro na 15º Copa América de 2023 (15th Taekwondo America's Cup) com quase 1.400 atletas olímpicos inscritos pela Liga Nacional de Taekwondo. “As competições foram de alto nível internacional, tanto na modalidade do Kyorugui (luta) como no Poomsae (defesa pessoal)”, citou. Na 15º Copa América, Fernando Ripoli atuou como técnico e atleta. Como técnico, acompanhou sua esposa e também atleta Sheila Alves Ripoli, faixa vermelha-ponta preta, que conquistou o 2º Lugar.
No 1º Campeonato Mundial de Taekwondo no Brasil foi promovido pela Federação Olímpica Mundial de Taekwondo “World Olympic Taekwondo Federation – WOTF” em parceria com a Liga Nacional de Taekwondo em São Paulo. Prof. Ripoli se credenciou para disputar agora na Coreia em 2024 através da WOTF/LNT.