Você está aqui: Página Inicial / Processo Seletivo / Matrículas / Matrículas

Matrículas

1º semestre de 2017

1. Divulgação dos resultados e data de matrícula

Quinta fase:
Inscritos de 13 de dezembro de 2016 a 13 de janeiro de 2017
Resultado: 17 de janeiro de 2017
Matrícula:  19, 20 e 23 de janeiro de 2017

Sexta fase:
Inscritos de 15 de janeiro a 11 de fevereiro de 2017
Resultado: 14 de fevereiro de 2017
Matrícula: 16, 17 e 20 de fevereiro de 2017 

 

Matrículas antecipadas contam com desconto especial na segunda mensalidade do curso. Confira:

FASE DO VESTIBULAR PERÍODO DE INSCRIÇÃO PERÍODO DE MATRÍCULA DESCONTO NA 2ª MENSALIDADE 
1 De 23/08/2016 a 14/10/2016 De 20/10/2016 a 9/11/2016 50%
2 De 16/10/2016 a 04/11/2016 De 10 a 30/11/2016 40%
3 De 06/11/2016 a 25/11/2016 De 1º a 14/12/2016 30%
4 De 27/11/2016 a 09/12/2016 De 15/12/2016 a 18/01/2017 20%
5 De 13/12/2016 a 13/01/2017 De 19/01 a 15/02/2017 10%
6 De 15/01/2017 a 10/02/2017 De 16 a 24/02/2017 SEM DESCONTO PROMOCIONAL

Importante: caso a mensalidade seja paga até o vencimento, haverá também o desconto de 1,5% concedido pelo Programa de Estímulo à Adimplência. 

A matrícula deverá ser realizada no site da METODISTA, www.metodista.br, link Portal do Aluno/Docente. O candidato convocado receberá, por e-mail, login e senha para acessar o Portal do Aluno, bem como as instruções para efetuar a matrícula.

Após efetuar o aceite ao contrato de adesão e o pagamento da parcela de matrícula, deverá comparecer no Polo de Apoio Presencial e apresentar uma foto 3x4 recente e os originais dos seguintes documentos:
a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio(*); (cópia autenticada em cartório)
b) Histórico Escolar do Ensino Médio(*); (cópia autenticada em cartório)
c) Cédula de Identidade; (cópia simples)
d) Cadastro de Pessoa Física (CPF); (cópia simples)
e) Certidão de Nascimento ou de Casamento quando aplicável; (cópia simples)
f) Comprovante de residência (cópia simples).

Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem da mesma.

O candidato que até a data de matrícula não dispuser dos documentos indicados nas letras “a” e “b” deverá apresentar declaração assinada pelo Diretor da Escola atestando que concluiu o Ensino Médio.

Poderá realizar matrícula o candidato que não possua Certificado de Conclusão do Ensino Médio, desde que apresente declaração de potencial intelectual acima da média, atestada oficialmente de acordo com a legislação vigente e emitida com data anterior à inscrição no Processo Seletivo.

Menores de 18 anos deverão comparecer acompanhados de responsável legal para assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

O candidato que realizou estudos no exterior deverá apresentar no ato da matrícula prova de equivalência de estudo em nível de ensino médio, emitida pela Secretaria Estadual de Educação do seu Estado.

Candidatos estrangeiros deverão apresentar 01 (uma) cópia autenticada de cada um dos documentos abaixo:
• Registro Nacional de Estrangeiro (RNE);
• Passaporte (Identificação e Visto na condição de estudante, com período de validade para estadia no país);
• Decisão do órgão competente da Educação, com declaração de equivalência dos estudos do ensino médio;
• Certidão de Nascimento;
• Comprovante do endereço de residência.

Funcionários de empresas conveniadas: apresentar declaração de vínculo empregatício no momento da matrícula.

Candidatos brasileiros que realizaram estudos no exterior deverão apresentar no ato da matrícula prova de equivalência de estudo em nível de ensino médio, emitida pela Secretaria Estadual de Educação.

A matrícula somente será efetivada mediante apresentação dos documentos relacionados; pagamento da primeira das seis mensalidades do 1º semestre letivo de 2017; adesão ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais emitido pelo Instituto Metodista de Ensino Superior.

 

2. Quem pode realizar a matrícula

• Menores de 18 anos
Você e seu responsável legal (pai/mãe ou tutor), este munido da cópia do CPF, deverão comparecer para entrega e assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, emitido pelo Instituto Metodista de Ensino Superior  no Polo de Apoio Presencial para o qual se candidatou.

• Não posso comparecer para realizar a matrícula. Como devo proceder?
Outra pessoa poderá fazê-la mediante procuração simples.
  

3. É possível aproveitar estudos anteriores para dispensa de disciplinas?

Para solicitar aproveitamento de estudos de disciplinas/módulos anteriormente cursados em Instituição de Ensino Superior, apresente, além dos documentos mencionados no item 1, a seguinte documentação:
• 01 (uma) via original do Histórico Escolar, em que conste o resultado, a carga horária de cada disciplina/módulo cursado e o sistema de aprovação;
• 01 (uma) cópia autenticada (pela Instituição) dos programas de disciplinas/módulos cumpridos.

 

 4. Transferência de curso e turno

• Transferência de Curso
A matrícula será realizada no curso especificado na lista de convocação. Situações especiais serão analisadas, desde que haja vaga. Neste caso, o aluno deverá solicitar a transferência de curso via Portal do Aluno ou, presencialmente, no Polo de Apoio Presencial.

• Transferência de Turno
Somente ao final do 1º período poderá ser solicitada, desde que nos prazos previstos em calendário acadêmico. Situações especiais poderão ser analisadas desde que haja vaga. O aluno deverá solicitar a transferência de turno via Portal do Aluno ou, presencialmente, no Polo de Apoio Presencial.

 

5. Cancelamento de matrícula

• Após a matrícula, é possível solicitar cancelamento?
Sim, desde que solicitado pelo próprio aluno.

• No caso de cancelamento, tenho direito a devolução de valores pagos?
Sim. Até o início das aulas, a devolução é de 80% do valor pago na matrícula. Após seu início, 50% até o último dia do mês de agosto. Caso o pedido de cancelamento seja apresentado após o mês de agosto, será devido o pagamento das mensalidades vencidas.

 

6. No caso de revalidação de estudos, serei convocado para matrícula?

O aluno deverá obter classificação no Processo Seletivo e solicitar a rematrícula via Portal do Aluno, no link Serviços; ou presencialmente, na Central de Relacionamento. Esta solicitação irá gerar um requerimento com prazo de resposta, e esta virá com as instruções a serem seguidas para a efetivação da rematrícula.

 

7. Manifestação de Interesse - Inscrições encerradas

Divulgado o resultado do Processo Seletivo, o candidato classificado e não convocado para matrícula poderá protocolizar, por meio do Portal da Metodista, no período de 13 de dezembro de 2016 a 3 de janeiro de 2017, a partir das 18h, manifestação de interesse de vaga nos cursos/habilitações e Polos que possuam vagas disponíveis. A manifestação de interesse deverá ser feita para um único curso e polo.

Após o período de manifestação de interesse por vaga será feita reclassificação da pontuação do candidato para a nova opção, em ordem decrescente e de acordo com o total de pontos obtidos, cujo resultado será divulgado no dia 4 de janeiro de 2017, a partir das 18h. A matrícula dos candidatos reclassificados conforme nova opção será realizada no dia 6 de janeiro de 2017, por meio do site da METODISTA.

O candidato que manifestar interesse por outro curso/habilitação pode retroceder à sua opção original quando da inscrição no Processo Seletivo – EAD, caso haja vaga.

A METODISTA poderá ampliar o número de vagas de curso/habilitação para atender os interessados, em caso de número expressivo de classificados.

 

Comunicar erros