Programa de Pós-Graduação em Educação promove Aula Magna para abordar problemas de convivência nas instituições educativas
23/08/2021 17h42
Iniciando o cronograma de atividades do segundo semestre de 2021, no dia 31 de agosto, às 18h, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), em parceria com estudantes dos cursos de Pedagogia presencial e EAD, promove Aula Magna com tema "Os problemas de convivência nas instituições educativas". O encontro será conduzido pela professora Telma Vinha, pedagoga, doutora em educação e professora da Faculdade de Educação da Unicamp.
Estudos indicam o aumento dos conflitos nas instituições educativas tais como provocações, transgressões, incivilidades, entre outros.
Constatam também que a maioria delas utiliza com frequência das mesmas estratégias para lidarem com distintos problemas de convivência (indisciplina, bullying, etc.), tendo pouco êxito, o que gera desânimo nos educadores e a busca por alternativas mais punitivas e pontuais.
É preciso ampliar o conhecimento e a eficácia relacionada aos procedimentos que os professores, gestores e especialistas podem utilizar para lidar com os diversos problemas de convivência de forma mais construtiva e, ao mesmo tempo, favorecer o desenvolvimento moral e de habilidades socioemocionais nos alunos.
Para a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, a Aula Magna é um espaço privilegiado de debate e apresentação de trabalhos em temas relevantes do campo da educação para a participação da comunidade do PPGE e da graduação nesta área. O tema escolhido para esta palestra vem ao encontro de inquietações presentes e crescentes com episódios inadequados ao bom ambiente no cotidiano escolar e universitário.
O evento é aberto ao público mas terá um link específico da plataforma Teams para os alunos, que será disponibilizado próximo à data do evento.
Os demais interessados podem acompanhar a Aula Magna pelo Canal Metô no YouTube.
Conheça a palestrante
Professora Telma Vinha é pedagoga, doutora em educação e professora da Faculdade de Educação da Unicamp. Realiza pesquisas sobre a qualidade da convivência e do clima escolar, conflitos e violência na escola, desenvolvimento moral e socioemocional e relações interpessoais. Coordenadora do Grupo de Estudos “Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública” do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp e coordenadora associada do “Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral”, o GEPEM, da Unesp/Unicamp. Autora de livros e artigos diversos.