Professora da Metodista EAD fala em simpósio da Colômbia sobre Desafio Digital
16/03/2016 17h55 - última modificação 16/03/2016 18h46
A professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, Adriana Barroso de Azevedo, será uma das participantes do simpósio Las Sociedades ante al Reto Digital (As Sociedades Ante o Desafio Digital), baseado na Colômbia. O evento ocorre dias 17 e 18 próximos e a participação será online a partir da Metodista. Professora Adriana, que também coordena o Núcleo de Educação a Distância, discutirá sobre “A presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior”, na sexta-feira. A promoção é do Observatório de Educação da Universidad del Norte.
São 10 paineis no total, que serão desenvolvidos na forma de troca de ideias, e não de apresentação. Cada especialista tem cinco minutos para responder a cada pergunta feita ao moderador pelo público em geral. Segundo as regras do simpósio, cada painel será composto por um máximo de 3 perguntas, que serão apresentadas pelos painelistas moderadores. O objetivo é que as questões possam ser confrontadas com as diferentes perspectivas de cada especialista e até mesmo possam contradizer posições para mais discussão. Veja a ordem dos debates:
Painel 1. Evolução da comunicação transmedia /crossmedia /convergente
Painel 2. Aprendendo Analytics
Painel 3. Promover a universidade transparente na era digital
Painel 4. Aplicação de Big Data e Data Mining para o estudo em Ciências Sociais e Educação
Painel 5. Estratégias para conectividade em pesquisa colaborativa em pós-graduação
Painel 6. Aproveitamento pedagógica e indicadores para medição de TIC
Painel 7. Fortalecimento pedagógico de professores, mediados pela tecnologia
Painel 8. TIC no Ensino Superior. Alternativas a novos cenários/ complementaridade, bimodal e e-learning
Painel 9- Autoprodução de conteúdos e recursos audiovisuais em modelos de baixo custo no contexto educacional
Painel 10. Novos cenários de aprendizagem: para uma verdadeira cultura digital dos futuros professores