Professora da Metodista é convidada a falar sobre saúde mental em evento da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo
07/10/2021 19h20 - última modificação 08/10/2021 11h15
Nunca se falou tanto sobre saúde mental como em tempos de Coronavírus. Dada a necessidade em abordar o tema, a professora de Psicologia, Pesquisadora da área de Psicologia Positiva e coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional EAD, Valquiria Aparecida Rossi, foi convidada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo a falar em evento sobre "Saúde Mental: a importância das pausas restaurativas".
Segundo a professora, os profissionais da atualidade enfrentam grande desgaste e estresse em função da pandemia, além de cargas horárias estendidas no trabalho e muitas tarefas para dar conta, o que resulta em pessoas cansadas, desanimadas e esgotadas emocionalmente.
Cuidar de si tornou-se essencial no tempo em que vivemos: “É preciso estar atento à saúde física e mental e não se trata de ser egoísta, mas de se manter bem para poder ajudar as pessoas que precisam de você”, ressalta a docente.
Valquiria define o autocuidado como um conjunto de ações de cuidados que a pessoa dirige a si e sua habilidade em conseguir perceber como se sente de modo geral: se há algum incômodo ou dor, que tipo de emoções percebe com frequência - positivas ou negativas, e como lidar com elas; é prestar atenção aos sinais emitidos pelo próprio corpo.
A docente defende que a prática deve ser incentivada nos ambientes organizacionais de modo a cultivar momentos de relaxamento e calma, para que os profissionais possam promover o próprio bem-estar.
“Durante o trabalho, é preciso se distrair um pouco e fazer pausas; podem ser para uma caminhada curta, tomar água ou conversar com os colegas de trabalho por alguns minutos. Os ‘momentos para esticar as pernas’ podem proporcionar algum descanso para retomada da rotina de trabalho com mais disposição, e distanciar-se um pouco das redes sociais nessas paradas também é recomendado”, finaliza.
Autocuidado pode ser praticado em diversos aspectos:
Físico - Ao praticar uma atividade física e/ou cuidar da alimentação
Emocional - Cuidar dos sentimentos e emoções, praticar meditação ou fazer psicoterapia
Social - Buscar apoio dos amigos quando há necessidade ou sair e conversar um pouco
Mental - Cuidar dos pensamentos, ler um livro ou buscar entretenimento.